RIO ZOO, EM 2020, TERÁ NOVIDADES

Será construído em área de 22 mil metros um safári, abrigando girafas, zebras, hipopótamos e outros animais

A partir dessa data, os animais no Rio Zoo terão mais conforto, mais espaço e viverão em local simulando o habitat selvagem de várias espécies, um avanço e bem-estar para toda fauna que nesse local habita. Antigamente, era conhecido como Jardim Zoológico e sofria muitas críticas, em virtude de os animais permanecerem, muitos deles em jaulas, o que hoje é considerado crime, de acordo com a lei Federal 9605/98 art.32. A área a ser construída era antes habitada por falcões e funcionará como um verdadeiro safári, onde as pessoas que gostam dos animais poderão admirá-los. É indispensável ressaltar que toda a fauna ali presente possui e sempre possuirá tratamento médico veterinário constante, além de alimentação balanceada, tudo de acordo como exigem as leis protetivas à fauna.

O Rio Zoo foi privatizado em 2016, ficando sob a responsabilidade do Grupo Catarata, trazendo substanciais melhoras aos animais, vivendo com dignidade e tornar-se-á melhor a partir de 2020 com as novas construções e adaptações também para fins turísticos. Um grande empreendimento privado e ali será construído um tanque com capacidade de 300 mil litros d’água, com 3 metros de profundidade que será ocupado por hipopótamos. Terá um grande painel transparente que permitirá o visitante ver os animais interagindo dentro do local. Também, como novidade, um barco puxado por uma corda percorrerá todo o local, em um rio turvo, no tempo máximo de 7 minutos, sem dúvida, um passeio inesquecível e atração turística inquestionável. Os demais animais de grande porte como leões, ursos, elefantes continuarão em área preservada, enquanto um novo espaço para eles não estiver pronto, totalmente modernizado. O investimento total está alçado em 80 milhões de reais.

Abaixo, uma simulação digital do safári:

NA CIDADE DE GRAMADO, UM ZOO DE PRIMEIRO MUNDO

No Rio Grande do Sul, especificamente, em Gramado, Jardim Zoológico faz sucesso
Construído em área equivalente a 200 mil m² e funcionando desde 2008, o Gramado Zoo faz sucesso, com animais vivendo em ambientes que simulam os habitats de cada um, totalmente fora de jaulas.  São vidros blindados e enormes viveiros de imersão, reproduzindo fielmente o habitat de cada espécie.  Esse zoo fica localizado na RS – 115, a 700 metros do pórtico de entrada dessa linda cidade serrana e gaúcha.    Muitos alunos de escolas do ensino fundamental e médio visitam o local e ficam encantados com o que veem.  Há, inclusive, passeios noturnos, haja vista a organização de primeiro mundo.

Estamos dando adeus aos velhos parques e jardins zoológicos que eram verdadeiras torturas para os animais e hoje, com certeza, vivendo ambientes amplos, totalmente adaptados, com qualidade de vida excelente e eu, como ambientalista e defensor dos animais, sinceramente, aprovo estes tipos de investimento e atração, aproximando o público desses seres sencientes que embelezam a vida e destacam nossos melhores sentimentos.  Muitos deles nas selvas teriam morrido em virtude de predadores. Agora, nesses zoos modernos, estão devidamente protegidos, bem alimentados e tratados com dignidade por médicos (as) veterinários(as).  Um avanço, sem dúvida, que não podemos desconsiderar.

Gilberto Pinheiro é jornalista,
palestrante em escolas, universidades,
destacando a senciência e direitos dos animais

 

Comentários