Rota 32 é lançada com pedal que reuniu cerca de 130 ciclistas

Fotos: Tiago Pompeu (trajeto) e Jaqueline Lopes (saída)

Foi lançada oficialmente neste domingo, 1º de julho, a Rota 32, circuito de 75 quilômetros que passa por locais que tiveram relevância na Revolução Constitucionalista de 1932. Todo o circuito é demarcado com placas de quilometragem a cada 10 km setas em vermelho que indicam a direção a ser seguida.

Aproximadamente 130 ciclistas participaram do 2º Pedal da Revolução, organizado pela AIC (Associação Itapirense de Ciclistas) em parceria com o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de Itapira e apoio da Secretaria de Cultura e Turismo. Além de itapirenses, também participaram ciclistas de Mogi Mirim, Alfenas, Conchal, Serra Negra, Mogi Guaçu e outras cidades da região. Foram arrecadados 100 litros de leite que serão encaminhados às entidades socioassistenciais do município.

A saída foi às 8h00 do Parque Juca Mulato com café da manhã oferecido pelo Hotel São Paulo e pelo Ateliê do Leite. O percurso passou por locais como Tanquinho, Barão Ataliba Nogueira, Fazenda Malheiros, Fazenda Bom Café – MG, Sapucaí – MG, Eleutério, Fazenda do Salto, Fazenda Santa Carlota, Itapirinha, Rio Manso (Zé Branco), Bairro dos Pires, Gravi, Cemitério Municipal da Saudade, Estação Fepasa, Prefeitura e chegada na Casa da Cultura ‘João Torrecillas Filho’. Os primeiros grupos finalizaram o trajeto após cerca de quatro horas. Já os últimos concluíram com aproximadamente seis horas.

Na avaliação da presidente da Associação Itapirense de Ciclistas, Sara Maniezzo Moysés, o evento foi positivo. “Achei que foi muito bom. Os que participaram elogiaram bastante e não tivemos ninguém machucado. Acredito que esse primeiro evento trará mais interessados para fazer a Rota 32”, afirmou. Ela também revelou que algumas adaptações ainda deverão ser discutidas, mas que no geral o trajeto é adequado para todos. “Fez muito sucesso”, finalizou.

Os participantes tiveram quatro pontos de hidratação ao longo do caminho e em Eleutério – mais ou menos a metade do caminho – foi montada uma mesa de frutas para reposição energética ofertada pela Cobepa e degustação de açaí oferecido pela Sorveteria Cabral.

A Secretaria de Cultura e Turismo, na pessoa do secretário Tiago Fontolan, agradeceu todos os envolvidos no projeto – Comtur, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Saúde, Departamento de Trânsito e demais departamentos da Prefeitura, Bikers Lokos e voluntários – e principalmente os ciclistas que participaram do lançamento. “Sem a participação dos ciclistas de nada adiantaria todo o trabalho para a elaboração da Rota 32. Por isso nosso agradecimento a todos que acreditaram no nosso trabalho e participaram desse passeio. E também a todos que de alguma maneira colaboraram para que esse projeto fosse colocado em prática”, finalizou.

 

Comentários