Rua do Turista: novidade na festa de maio terá shows intimistas, artesanato e gastronomia

Rua Agostinho Cavenaghi será transformada em ‘lounge’ para fomentar produção artesanal local e regional

A 131ª edição da tradicional Festa de Maio de Itapira, que acontece entre os dias 3 e 13 de maio, terá uma novidade muito especial: a Rua do Turista, uma espécie de lounge a céu aberto que será abrigado na extensão da Rua Agostinho Cavenaghi, logo abaixo do Largo de São Benedito.

O novo espaço tem por objetivo divulgar atrativos turísticos locais e regionais, bem como reunir a produção artesanal como forma de fomentar o setor, com destaque especial para a participação dos expositores que atuam na Vila do Artesanato de Itapira.

Como complemento à programação da Festa de Maio, a Rua do Turista terá shows em formatos mais intimistas, com atrações especialmente selecionadas para o ambiente proposto, além de opções gastronômicas diferenciadas, com presença de food-trucks de diversas localidades ofertando grande variedade de comidas, além de uma cervejaria artesanal exclusiva.

A ideia é que o novo setor agregue ainda mais valor à Festa de Maio, representando uma opção a mais especialmente a quem vem de outras cidades para visitar o evento. A Rua Agostinho Cavenaghi interliga as ruas Saldanha Marinho e Comendador João Cintra e fica abaixo de um dos principais corredores do público da Festa de Maio, que é a Rua Cônego Guerra Leal – acesso principal ao Largo de São Benedito.

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Ricardo Pecego, a criação do novo setor é estratégica no sentido de acolher o público regional que se desloca ao município exclusivamente atraído pela Festa de Maio, oferecendo assim uma experiência diferenciada. “A ideia é que a Rua do Turista não só revitalize uma via que até então ficava mais deserta durante o evento, mas também sirva como um espaço mais aconchegante às famílias, com tendas e cadeiras. Será um espaço de difusão da nossa produção artesanal e dos atrativos turísticos”, comenta.

Além dos expositores da Vila do Artesanato de Itapira, estão confirmados na Rua do Turista os seguintes atrativos: Ateliê das Massas, Café dos Forões, Cervejaria Bragantina, Doces Caseiros Arte Alimentos, Família Carra, Los Ogros Burger e Toca do Crepe.

PROGRAMAÇÃO

Além da Rua do Turista, a Festa de Maio 2019 terá outros dois palcos – o Cidade, principal, instalado no Largo de São Benedito; e o Praça, secundário na Praça Mogi Mirim. Em diversos dias do evento, os palcos concentrarão atrações simultâneas, oferecendo ainda mais pluralidade cultural aos visitantes.

Na condição de uma festa em louvor a São Benedito, a Festa de Maio é um dos mais tradicionais e grandiosos eventos da região, com programação religiosa e festiva que atrai um público estimado entre 70 e 80 mil pessoas todos os anos. Neste ano, o objetivo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo é promover o evento enquanto uma autêntica festa de tradições, que une fé, religiosidade, cultura e, claro, muitos atrativos gastronômicos, parque de diversões e o famoso feirão com dezenas de barracas de roupas, eletrônicos e utilidades em geral.

“A nossa Festa de Maio é um patrimônio local e nosso objetivo é valorizá-la ainda mais, incrementando a programação e oferecendo novidades gradativas em suas edições. Nossa estimativa é que cerca de 10% do público que passa pelo evento seja oriundo de outras cidades, por isso entendemos também que é uma ótima vitrine para os produtores artesanais daqui. Isso explica a criação da Rua do Turista”, comenta Pecego.

A programação musical também foi especialmente pensada de forma a garantir o acesso do público a diferentes tipos de gêneros, mas sempre com muita qualidade. Neste ano, por exemplo, um dos destaques fica por conta da presença da Velha Guarda da Vai-Vai, além da dupla Moda de Rock, que mistura música caipira a grandes clássicos do Rock and Roll. Espaço ainda para grupos da cidade e da região, com gêneros que vão do Samba ao Reggae, passando pelo Pop Rock, Soul/Funk e muito Groove, além de música instrumental e apresentações de dança. A programação religiosa fica a cargo da Paróquia de São Benedito e pode ser consultada no site www.paroquiasbi.org.br. Já a programação artística pode ser consultada na página oficial do evento no Facebook: www.facebook.com/festademaioitapira.

SOBRE A FESTA DE MAIO

A origem da Festa de Maio de Itapira está intimamente ligada aos povos negros, remetendo ao período abolicionista, marcando a comemoração pelo fim da escravatura e também a devoção ao santo católico tido como protetor dos negros. Por isso, mais de 130 anos depois, a cultura das congadas ainda segue muito presente no evento, com presenças confirmadas neste ano da Congada Mineira de Itapira e também de outros grupos vindos de Mogi Guaçu, Aguaí e Ouro Fino, por exemplo. Em 2019, o evento acontece entre os dias 3 e 13 de maio.

As atividades são concentradas no Largo São Benedito e adjacências. O parque de diversões funciona ao longo da Rua Vitório Coppos, proximidades do CVT (Centro de Valorização do Trabalho). Já as barracas que compõem o chamado ‘feirão’ ficam distribuídas principalmente em vias como as ruas General Carneiro, Saldanha Marinho, Saudade e entorno da Praça Mogi Mirim. Neste ano, os dias e horários de funcionamento da festa serão os seguintes, conforme decreto que regulamenta a atividade dos comércios ambulantes: de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 23h30, e das 11h30 à 0h00 aos sábados e domingos.

 

Comentários