SAAE faz desassoreamento do Ribeirão da Penha

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) iniciou nesta semana o desassoreamento do Ribeirão da Penha próximo à captação de água bruta do município. A ação é realizada de acordo com autorização da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) nº 92439/2018.

Em sua primeira etapa, o serviço consiste em retificar as margens do Ribeirão, aumentando a área do espelho d’água e, consequentemente, o volume de armazenamento de água. Na segunda fase será executado o serviço com draga para a remoção dos materiais sólidos do fundo do leito do rio.

O trabalho irá contribuir para o aumento da capacidade de armazenamento de água no Ribeirão da Penha, gerando uma quantidade maior de água disponível para captação e tratamento. Além disso, com a limpeza será possível diminuir o acúmulo de resíduos nas margens do Ribeirão.

Preocupado com a preservação das espécies nativas, durante o trabalho o SAAE também acionou a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para fazer o transplante de mudas de árvores nativas que estavam no meio do leito do rio.

 

Comentários