SAAE INVESTIRÁ R$ 5 MILHÕES NA NOVA SEDE E EM ENERGIA SOLAR NA ETA

O Saae ((Serviço Autônomo de Água e Esgotos) vai aplicar R$ 5 milhões para a construção de sua nova sede administrativa e na instalação de uma usina de energia fotovoltaica na ETA (Estação de Tratamento de Água), o que possibilitará a redução de até 70% nas despesas com energia elétrica. Os recursos virão de um contrato de financiamento firmado entre a Prefeitura e a autarquia com a Caixa Econômica Federal, por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento).

A assinatura do contrato aconteceu na tarde desta quarta-feira (28), no gabinete, na Estação Educação, com as presenças do prefeito Paulo Silva; do presidente do Saae, Paulo Tarso de Souza; do superintendente executivo de governo da CEF, Eduardo Lúcio Bueno; do gerente de filial da CEF, Márcio Capato; e do gerente de Pessoa Jurídica do banco, Alex Lopes Bueno; além do secretário de governo, Mauro Nunes; da secretária de Relações Institucionais, Maria Helena Scudeler de Barros; e da vereadora Luzia Cristina Cortes Nogueira. O vereador Marcos Antônio Franco foi representado pelo assessor Nelson Victal do Prado.

A nova sede administrativa do Saae contemplará o setor administrativo, almoxarifado, cozinha, /refeitório, vestiários, sala de equipamentos para proteção individual, sala para leituristas, e ainda outras salas anexas, com área construída total de 1.292,40 m². O empreendimento será construído em um terreno ao lado da ETA, à rua Benedito Antônio, no Residencial do Bosque.

Segundo Paulo Tarso, o projeto da nova sede nasceu da necessidade da autarquia ter um novo almoxarifado que atendesse a demanda de serviços. “Optamos em levar junto o operacional e o administrativo para que todos ficassem num único local”, frisou o presidente. A licitação para essa finalidade já foi aberta e duas empresas foram habilitadas a participar da fase de analise das propostas de preços. Se não houver imprevistos no processo, Tarso acredita que as obras estejam finalizadas até o final do ano.

Já para março, está prevista a abertura de novo processo licitatório, desta vez para a instalação de uma usina de energia fotovoltaica na ETA. O objetivo é que a estação produzia boa parte da energia que usa para tratar a água bruta em água potável, em razão do alto consumo para esse serviço. “Nossa estimativa é de que tenhamos uma redução de gastos com energia em torno de 60% a 70%”, apontou Tarso.

“O Saae servirá de exemplo”, enfatizou o prefeito Paulo Silva, agradecendo o apoio da Câmara Municipal, que aprovou o financiamento, e a parceria com a Caixa, não apenas para as obras de saneamento, mas também para os investimentos em infraestrutura na cidade. “Estamos contentes que o município esteja crescendo com essas obras”, destacou Eduardo Bueno.