SAEAN deu início a substituição de cerca de 4.700 hidrômetros em Artur Nogueira.

Trocas não tem custo algum aos consumidores.

O SAEAN – Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira, deu início na última segunda-feira (01) a troca de 4.700 hidrômetros no município. De acordo com a autarquia, os equipamentos, que servem para medir o consumo de água das residências, serão substituídos sem custo para os moradores. A substituição ocorrerá através de convênio com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e faz parte do programa de redução de perdas da Autarquia, que visa diminuir a diferença atualmente existente entre o volume de água produzido e o total medido nos hidrômetros, o que fornece ao consumidor uma medida exata e justa de seu consumo.

O critério adotado para esta segunda etapa é a troca de todos os hidrômetros fabricados no período de 1983 a 2013. A empresa vencedora para o fornecimento dos hidrômetros foi a Vector Sistemas de Medição Ltda. O SAEAN realizará a substituição dos hidrômetros com mão de obra própria, as equipes estarão devidamente uniformizadas e com crachá de identificação. A troca é obrigatória devido a defasagem dos modelos atuais, portanto, o usuário não pode impedir a substituição que é compulsória. Em casos de impedimento do serviço, o usuário poderá sofrer as penalizações previstas na resolução.

Segundo o presidente do SAEAN, Rodrigo Fernando Garcia, “é importante que cada consumidor mantenha o hábito de acompanhar seu consumo, de preferência diariamente, fazendo a leitura do hidrômetro. É aconselhado que, com a caixa d’água cheia, se feche todas as torneiras e, se o hidrômetro continuar girando, é porque tem algum vazamento interno”. Outra situação é quando há consumo de água e o hidrômetro não está girando, isso significa que também está com problemas. Nestes casos, o morador deve acionar um especialista da sua confiança para encontrar e resolver o problema.

Caso o consumidor faça o teste e não perceba a rotação do medidor, deve entrar em contato com o Saean e solicitar uma visita técnica para averiguação. Havendo dúvidas e casos de vazamentos no cavalete após a troca do hidrômetro, o morador deve entrar em contato com o atendimento do SAEAN, pelo número 3877-2007 ou 3877-4088.

 

Comentários