Sala de Mamografia é inaugurada no Hospital Municipal

A Secretaria Municipal de Saúde de Itapira fez na manhã desta sexta-feira,10, a inauguração oficial da Sala de Mamografia do Hospital Municipal. O evento ocorrido no final da manhã reuniu autoridades municipais e integrantes da Associação Pétalas de Rosas – Unidas Por Laços de Solidariedade.

Na ocasião, a fundadora e primeira presidente do grupo, Vanda da Silveira Moraes Soriani, foi homenageada, passando a emprestar seu nome à sala que abriga o mamógrafo. O anúncio da aquisição do equipamento foi feito ano passado e, cumprida toda a burocracia que envolveu a compra, bem como a adequação do espaço físico do novo setor no Hospital, o mamógrafo agora está pronto para funcionar.

A expectativa é que, inicialmente, sejam realizados cerca de 25 exames por dia – média de 500 por mês. Com isso, a previsão é que a demanda reprimida no município seja zerada em até três meses. A Sala de Mamografia fica no Setor de Raio-X e os exames serão feitos mediante agendamento da UAC (Unidade de Avaliação e Controle) da Secretaria Municipal de Saúde.

A cerimônia contou com a presença ainda de vereadores, além do prefeito José Natalino Paganini, do deputado estadual José Antônio Barros Munhoz e do secretário municipal de Saúde interino, Cláudio Silvestrin. “Um sonho sonhado só é apenas um sonho, mas um sonho sonhado por muitos se torna realidade. E é isso que estamos fazendo aqui hoje, realizando um sonho que foi sonhado por muitos e que agora é realidade”, disse o secretário.

Comovido, o prefeito Paganini também falou ao público. “Estou muito emocionado neste momento. Esse é um espaço onde vamos fazer o preventivo e, juntos, vamos salvar muitas vidas. Lembro que em agosto de 2018 fomos conversar com o deputado Barros Munhoz, informamos que já tínhamos os recursos para comprar o mamógrafo, mas dependíamos da autorização para poder implantar esse tipo de atendimento no nosso hospital. O chamado credenciamento junto à Diretoria Regional de Saúde era o grande desafio. Felizmente, hoje estamos aqui, entregando de forma simbólica esse mamógrafo”, disse.

O deputado Barros Munhoz também fez uso da palavra e parabenizou o prefeito e a administração da Secretaria de Saúde pelos esforços para a conquista do mamógrafo. “É uma conquista muito importante para a Saúde de nossa cidade, que se destaca em relação à região. Passamos por algumas burocracias necessárias, mas agora estamos aptos a iniciar o atendimento. Esse é meu trabalho e é o que quero continuar a fazer: trabalhar por Itapira”, afirmou.

Homenagem

A homenageada Vanda Soriani também fez uso da palavra durante a inauguração. Ela lembrou toda a luta da Associação Pétalas de Rosas para manter o trabalho de acolhimento e suporte às mulheres em tratamento contra o câncer no município.

Acompanhada de familiares e de outras mulheres que compõem o grupo – entre elas a atual presidente Rosana Preto – ela lembrou a importância da conquista. “Aqui tem uma família, a gente está sempre juntas em tudo o que precisamos. Essa vitória é nossa, por termos começado esse movimento, mas é de todas as mulheres itapirenses também, pois esta Sala de Mamografia ajudará a salvar muitas vidas, permitindo o diagnóstico precoce que é fundamental para um tratamento bem sucedido”. Após o descerramento da placa, autoridades e visitantes puderam conferir de perto a nova sala que já entra em funcionamento na próxima semana.

 

Comentários