Sala de Recursos de Estimulação Multidisciplinar da Educação é oficialmente inaugurada

Na tarde da última quinta-feira, 7, o vice-prefeito Mário da Fonseca e a secretária de Educação Regina de Santana Lago Gracini formalizaram a inauguração da Sala de Recursos de Estimulação Multidisciplinar que foi construída na sede da pasta. A solenidade contou com a presença de gestoras das escolas de Educação Infantil, secretários municipais e da vereadora Beth Manoel.

Voltada para o atendimento de crianças da Educação Especial da Rede Municipal com idade de 0 a 5 anos, a sala conta com o que há de mais moderno e inovador no que se refere à estimulação e intervenção precoce, priorizando desenvolver as habilidades sensoriais, cognitivas e motoras ainda na primeira infância. Utilizando Tecnologia Assistiva e inteligência artificial, dentro de um ambiente controlado e planejado, a sala está equipada com brinquedos interativos e diversos dispositivos como efeito de chuva, sensações climáticas, luzes, cores, texturas, aromas e sabores, dentre outros.

Em seu discurso, o vice-prefeito enalteceu a atuação da Administração no que diz respeito à valorização dos profissionais e investimento em ferramentas que impactam positivamente a qualidade da Educação Municipal. Além disso, ele menciona a mudança de cenário da Educação Especial e de como a criação de políticas públicas são necessárias. “Temos no mundo uma disparada de diagnóstico de casos e muito maior do que os poderes públicos e privados estavam preparados para atender. E é investindo em políticas públicas voltadas para essa área de atendimento que iremos mudar esse cenário. É um processo lento, mas que precisa começar. E hoje damos um passo concreto nessa direção e à frente de muitos municípios, porque é uma iniciativa pioneira da nossa Administração. Parabenizo a todos os envolvidos por essa conquista”, declarou.

A secretária de Educação explicou que as pesquisas para criação da sala foram iniciadas ainda em 2021, mas que o trabalho foi difícil tendo em vista que Itapira é a primeira cidade da região a contar com esse serviço. “E isso é motivo de orgulho para todos nós. Não tenho palavras para agradecer a Administração Toninho Bellini por acolher e apoiar essa ideia e a todos os envolvidos nesse projeto”, disse. Ela explicou ainda que além da Sala de Recursos de Estimulação Multidisciplinar, foi inaugurada também uma nova Sala de Recursos Multifuncionais para atender aos alunos do Ensino Fundamental.

Após a cerimônia, a Coordenadora da Educação Especial da Secretaria de Educação Valdinéia da Penha Mendonça explicou sobre todo o processo de encaminhamento das crianças, que ocorrerá dentro da própria rede municipal de Educação, através dos professores e também do psicólogo.

O público alvo é de alunos de zero a cinco anos que possuam laudo médico ou apresentem algum atraso no desenvolvimento. O atendimento no local será feito por professoras de Atendimento Educacional Especializado que já passaram por treinamento no mês passado junto com outros membros da equipe da secretaria.