São realizados testes para implantar diário online na Rede Municipal de Ensino em Jaguariúna

A Secretaria de Educação de Jaguariúna prepara uma mudança na metodologia de trabalho que deve impactar bastante no dia a dia dos professores. O objetivo é transformar o Diário do Professor, que atualmente é em papel e conhecido como “Caderneta ou Diário de Classe”, num Diário Digital Online.

De acordo com a secretária de Educação, Cristina Pinto Catão Bonini Hosikawa, desde 2017 era estudada a possibilidade e a melhor forma de desenvolver uma ferramenta própria, a fim de substituir o diário em papel pelo diário digital online. Na medida em que, indiscutivelmente, facilitaria muito o trabalho dos educadores.

“Agora, essa oportunidade se concretizou com a parceria entre nossa Secretaria e o Departamento de Informática do município”, revela a secretária. Segundo ela, o Diário do Professor é o instrumento legal usado pelo docente para anotar as frequências dos alunos, notas das avaliações e provas, além dos conteúdos ministrados em sala de aula, dentre outros.

O diário digital no computador proporciona, em tempo real, uma transparência das ações pedagógicas executadas pelo professor na escola. Entre as múltiplas atividades, estão registrar a frequência dos alunos em sala de aula, lançar notas de provas, atividades e avaliações, lançar conteúdos pedagógicos trabalhados em sala de aula, consultar o horário do professor, consultar o calendário anual, digitar o seu planejamento, relacionar a lista-piloto da turma e relacionar com a foto do aluno, consultar a situação de um aluno ou da turma, otimizando seu tempo de trabalho.

“Inicialmente, faremos durante este mês de março de 2019 um teste piloto numa das escolas da rede para realizar os ajustes necessários, que serão observados pelos professores e a equipe gestora. Depois disso, treinaremos as equipes escolares a fim de que todos se familiarizem com a nova ferramenta e ela, por sua vez, se torne uma facilitadora no desempenho das atividades diárias, melhorando a comunicação imediata com a escola”, explica Cristina Catão.

Passado o período de teste e feitas modificações necessárias o Diário Online será implantado na rede municipal de ensino de Jaguariúna. “E não paramos por aí! Já estamos desenvolvendo uma plataforma onde as informações do Diário Online migrarão para as planilhas de fechamento bimestrais, gerando dados da escola e da rede. Isso permitirá uma gestão estratégica no processo de ensino-aprendizagem e qualidade do ensino de nosso município”, avalia.

 

Comentários