Saúde de Amparo conclui mais 80 cirurgias de catarata

Desde o ano passado já foram 338 cirurgias realizadas

A Prefeitura da Estância de Amparo, por meio da Secretaria de Saúde, realizou 80 cirurgias de catarata no sábado, dia 28, na Santa Casa Anna Cintra. As operações fazem parte do mutirão de cirurgia de catarata, iniciado no fim do ano passado, e que já beneficiou 338 pessoas. O objetivo do programa é zerar uma fila de espera de até seis anos. A próxima edição está prevista para fevereiro.

Cada cirurgia dura cerca de 10 minutos e ao final os pacientes recebem um óculos e também um colírio, para manutenção do tratamento.

O acompanhamento é feito por profissionais da Secretaria de Saúde de Amparo, que ainda realizam exame de refração e biometria ocular dos pacientes.

Todos os pacientes beneficiados passaram por exame pré-operatório e, no dia da cirurgia, foram submetidos a um exame de vista, para identificar a espessura da lente, que fica pronta na hora. Após a operação, eles recebem um óculos escuro e ficam em uma sala onde recebem lanche e as últimas orientações.

A medida foi possível com apoio de emendas parlamentares de deputados estaduais e federais, articuladas pela Administração Municipal.

Para a Secretaria de Saúde, a ação representa o compromisso da gestão em valorizar e cuidar da população local.