Saúde de Jaguariúna vacinará pessoas de 20 a 29 anos contra o sarampo a partir de 18/11

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaguariúna inicia na próxima segunda-feira, 18 de novembro, a Campanha de Vacinação Contra o Sarampo para a população de 20 a 29 anos. Com esse mesmo objetivo, no dia 30 de novembro (sábado) será realizado o “Dia D” de Vacinação para esse mesmo público: pessoas na faixa etária dos 20 aos 29 anos.

De acordo com a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, o sarampo é uma doença altamente contagiosa e o Ministério da Saúde recomenda que a cobertura vacinal em cada município seja igual ou bem próxima de 95% do público-alvo estabelecido.

“É só atingindo esse percentual que iremos formar uma barreira que evita a transmissão da doença, então, nossas equipes estarão a postos e cabe a todos que tenham entre 20 e 29 anos e ainda não se vacinaram, ir à Unidade Básica de Saúde mais próxima de onde moram para receber a dose. Principalmente porque essa faixa etária é de um público que não está presente nos serviços de saúde e nas escolas.”, disse a secretária.

Segundo ela, nesta faixa etária a maioria dos jovens apresentam apenas uma dose de vacina SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e necessitam da segunda dose, para garantir a efetividade vacinal (criação dos anticorpos de defesa pelo organismo). A vacina contra o sarampo é gratuita e estará disponível em todas as UBS’s (Unidades Básica de Saúde de Jaguariúna.

Reportagem: Aluízio Santana
Foto: Divulgação da Campanha/Ministério da Saúde

 

Comentários