Saúde deflagra campanha de prevenção à dengue

A Secretaria de Saúde de Mogi Guaçu lançou nesta sexta-feira, dia 1º, a Campanha de Prevenção à Dengue de 2019, com foco principal em conter o avanço da doença e evitar que se repita a epidemia ocorrida em 2015.

A preocupação em deflagrar a campanha já no começo do ano decorre do fato de que, em apenas três semanas de janeiro, foram confirmados 17 casos, ante apenas 14 das 53 semanas de 2018.

Em 2015 foram confirmados cerca de 15 mil casos de dengue, de um total de aproximadamente 20 mil notificações de casos suspeitos. Em 2018, foram, 717 notificações, e em janeiro de 2019, 77 notificações.

As ações preventivas foram explanadas em entrevista coletiva pela secretária de Saúde, Clara Alice Franco de Almeida Carvalho e as coordenadoras da Vigilância Epidemiológica, Rosa Maria Pinto, e do Controle de Dengue, Cristiana Folchetti Monteiro Ferraz.

Serão distribuídos panfletos explicativos e cartazes com orientação, além de outdoors e divulgação aos meios de comunicação em geral, para que a população se engaje na campanha de modo a colaborar para eliminar criadouros de larvas do Aedes agypti.

O período de chuvas e o intenso calor deste início de ano favorecem a procriação do mosquito em diversos tipos de criadouros, como vasos de plantas, vasos sanitários, ralos, caixas d’água, calhas, piscinas e quaisquer outros recipientes que possam acumular água.

A primeira ação efetiva da campanha ocorre neste final se semana, a começar desta sexta-feira, repetindo-se nestes sábado e domingo, através da nebulização da região central de Mogi Guaçu, no período das 18h30 às 22h, conforme comunicado por agentes de saúde nos imóveis da área.

A nebulização com atomizador acoplado a veículo é eficaz somente contra o Aedes aegypti na sua forma alada e não larvas e por isso é imprescindível que a população colabore eliminando possíveis criadouros do mosquito, que também transmite os vírus de zika e chikungunya.

 

Comentários