Saúde e Hemocentro da Unicamp programam Coleta de Sangue

Organizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Pedreira, através do Serviço Social e o Hemocentro da UNICAMP, a Campanha de Doação de Sangue será realizada no dia 4 de setembro, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Sant’Ana, localizado na Rua Siqueira Campos, 177 – Centro, com as senhas sendo distribuídas a partir das 7 horas, e a coleta iniciando as 9h às 12h.

Para fazer a sua doação é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto – RG, CNH ou Passaporte. É preciso também, ter entre 18 e 69 anos. Entretanto, serão aceitos candidatos com 16 ou 17 anos, desde que com o consentimento formal e presencial do responsável legal. Além disso, o doador precisa estar atento:

Não fumar 2 horas antes ou após a doação. Não estar em jejum, fazer um lanche leve, evitar alimentos gordurosos e refeições completas nas 4 horas que antecedem a doação. Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue. Não ter feito endoscopia há menos de 6 meses, tatuagem ou colocado piercing há menos de 12 meses.

O sangue não tem substituto. Por isso, a doação espontânea e periódica é fundamental. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas. Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas que exigem transfusão, assim como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias. Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro, que não provoca risco ou prejuízo à saúde.

“Contamos com a doação e solidariedade de todos em mais esta coleta. Juntos podemos fazer mais”, afirmou o prefeito Carlos Pollo, convocando toda a população para mais esse ato de amor ao próximo.

 

Comentários