Saúde e Promoção Social formam focalizadores em Dança Circular

Ocorreu na tarde da última sexta-feira, 22, a cerimônia de certificação das nove focalizadoras do 1º Curso de Capacitação de Dança Circular Sagrada ofertada pela Direção Regional de Saúde de São João da Boa Vista. Formaram-se oito Agentes Comunitárias de Saúde e também uma representante da Secretaria de Promoção Social de Itapira. O ato contou com a presença da palestrante Lize de Block do Instituto Dança Viva, representantes do Bairral, Santa Fé e DRS XIV. Ao final, ainda houve demonstração da dança com todos os participantes.

O projeto tem como intuito a promoção de qualidade de vida e prevenção de agravos, principalmente das morbidades crônico-degenerativas, através da prática de atividade física e também promover a interação entre os participantes e benefícios para o corpo e mente, como confiança, alegria e autoestima. “A Dança Circular é uma atividade que faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS, movimento que se identifica com novos modos de aprender e praticar saúde, que contrapõem a visão tecnológica, especializada e medicamentosa que impera atualmente na saúde. A Rede Básica com apoio da administração está investindo nessas novas práticas com o objetivo da qualificação da assistência na prevenção de doenças e promoção a saúde dos usuários do SUS”, destacou a diretora da Rede Básica de Saúde do município, Deise Cega.

O curso foi realizado pelo Colegiado de Gestão Regional da Baixa Mogiana através da DRS (Direção Regional de Saúde) XIV, de São João da Boa Vista. As aulas tiveram início no dia 6 outubro de 2017 e o total foi de 82 horas de aprendizado, sendo 72 horas divididas em seis módulos teóricos e 10 horas práticas. Todo o conteúdo foi ministrado pelos profissionais Petrus Schoenmaker, Lize de Block e Maria Angélica Urbano.

Os interessados em participar do projeto podem procurar por uma das UBS (Unidade Básica de Saúde) que inicialmente fazem parte do projeto: UBS Central, UBS Pé no Chão, UBS Istor Luppi, UBS Prados, UBS Barão Ataliba Nogueira, UBS Figueiredo, UBS Cubatão e UBS Flávio Zacchi. Não há restrição de idade.

Promoção Social

Na Secretaria de Promoção Social, as aulas com a focalizadora Rosmeide Aparecida Marcelo Beghini já tiveram início no cinema do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no bairro José Tonolli. O trabalho é desenvolvido toda sexta-feira das 14h00 às 15h00. Não há necessidade de inscrição e os interessados devem apenas comparecer ao local nos dias de aula.

Focalizadoras formadas

Secretaria de Saúde

Maria Inês Severino Maria

Maria Inês Porcelli do Prado

Jerusa Aparecida Bressiani de Mello

Lilian de Cássia Araújo

Zilda Aparecida de Moraes

Nailany Terrazan da Silva

Aline Fernanda da Cruz Rezende

Maria Rosilene Bittencourt

 

Comentários