Saúde faz conferência e escolhe delegados

O CMS – Conselho Municipal de Saúde de Conchal – realizou a sua 7ª Conferência, na quarta-feira, dia 27, no Centro Cultural, e escolheu os seus oito delegados que irão representar o município nas fases regional e estadual da 15ª Conferência Nacional de Saúde. A fase regional será realizada em Rio Claro, nos dias 1 e 2 de julho e a fase estadual de 21 a 24 de julho. Enquanto que, a 15ª Conferência Nacional de Saúde será realizada, em Brasília, de 1 a 4 de dezembro de 2015.

O tema deste ano das conferências é: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”

O tema deste ano das conferências é: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”

O tema deste ano das conferências é: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.

A abertura da conferência conchalense, que contou com 220 participanetes, foi feita pelo prefeito Valdeci Lourenço e pela presidente do Conselho, Ana Adélia Alonso Zanchetta. O regimento interno da conferência foi colocado nas pastas dos participantes e acatado por todos.

Em seguida, um grupo de adolescentes do Projeto E.I.V.E.N.C.A. fez uma apresentação de dança circular.

Depois da apresentação do grupo, a articuladora da atenção básica, Tânia Albino, da DRS-10, de Piracicaba fez uma palestra sobre a importância das conferências de saúde e os eixos que seriam abordados.

Na sequência, foram formados grupos para estudos dos oito eixos propostos, que são: Direito à saúde, garantia de acesso à atenção à saúde; Participação Social; Valorização do trabalho e da educação em saúde; Financiamento do SUS e relação público-privado; Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; Informação, educação e política de comunicação do SUS; Ciência, tecnologia e inovação no SUS e Reformas democráticas e populares do Estado.

Ao concluir os debates nos grupos, foram apresentadas quatro propostas para cada eixo, que serão examinadas, redigidas adequadamente, divulgadas e encaminhadas à Conferência Regional e posteriormente à Estadual.

Finalizando a Conferência, ocorreu a Plenária, onde foram escolhidos os delegados que representarão o município nas fases posteriores das conferências. São eles: Representando os usuários: Maria de Lourdes Zanco, João Aparecido Oliveira, Dorival dos Santos Bento e José Maria de Lima. Representando os trabalhadores da saúde: Viviane Regina de Oliveira e JucemirNeris. Representando o gestor e prestadores de serviço na saúde: Ana Adélia Alonso Zanchetta e Irmã Sueleni dos Santos.

 

Comentários