fbpx

Saúde inaugura nova unidade odontológica no Hospital Municipal

A Secretaria Municipal de Saúde entrega nesta sexta-feira, dia 8 de abril, a Unidade de Atendimento Médico e Odontológico ‘Prefeito Dr. David Moro Filho’, anexo à entrada principal do Hospital Municipal de Itapira. A cerimônia tem início às 16h30 e é aberta a toda população que deseja conhecer as novas dependências.

No local, que já abrigou o Pronto Socorro durante as reformas do hospital, será implantado o serviço de Urgência e Emergência Odontológico, que até então só era oferecido nos postos de saúde e em horário comercial. Com a novidade, a população passa a ter acesso ao atendimento profissional em casos de situações críticas envolvendo a saúde dentária em horários alternativos.

“O principal ganho é para aquelas pessoas que, muitas vezes, seguram uma dor de dente durante todo o dia para evitar pedir para sair do trabalho em horário comercial e ir para o posto de saúde. Agora, a população poderá usufruir dessa liberdade de horário e será assistida continuamente, inclusive aos finais de semana”, disse o diretor de odontologia da secretaria municipal de saúde, Paulo Marcos Zelante.

A partir do próximo dia 11, o novo serviço funcionará de segunda a sexta-feira das 18h às 7h da manhã, sendo até às 22h com a presença do dentista e o restante do período em regime de plantão à distância. Nos fins de semana e feriados, o profissional permanece no local das 8h ao meio-dia e posteriormente à distância.

“Desde o início do funcionamento do hospital nós já contamos com o atendimento de buco-maxilo em casos emergenciais, contudo, os pacientes eram atendidos diretamente nas macas ou cadeiras, pois não havia um local adequado que ajudasse a qualificar essa assistência”, enfatizou Rosa Ângela Iamarino, secretária de saúde.

Totalmente reformada, a unidade também passará a acomodar os atendimentos do ambulatório de ortopedia, Raio-X, sala de gesso, pequenas cirurgias, internação, ultrassonografia, ecocardiograma, endoscopia, colonoscopia, sala de esterilização, agendamentos de cirurgia eletiva e atendimento aos egressos cirúrgicos.

A mudança visa principalmente a humanização da assistência, diminuição da aglomeração de pacientes na sala de espera do Pronto Socorro e melhora da circulação e fluxo de pessoas dentro do hospital. Os atendimentos nessas especialidades também passam a funcionar na nova unidade a partir de segunda-feira.

Matéria: Celso Davoli

  

Comentários