Saúde inicia aplicação de 3ª dose contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos

No sábado, 4 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde inicia a vacinação da terceira dose contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos com ou sem comorbidades. A única exigência para a vacinação deste público é que haja um intervalo de, no mínimo, quatro meses da última dose. Neste dia, também será realizada a imunização de livre demanda contra a doença em adultos e crianças e contra a influenza para os grupos prioritários.

O horário de vacinação será das 8h às 15h nas unidades de saúde do Ypê II, Ypê Pinheiro e Martinho Prado. Já nos postinhos do Eucaliptos, Hermínio Bueno e Zona Norte a imunização acontece das 8h às 12h.

Covid-19
Para receber a dose adicional contra a Covid-19, os adolescentes de 12 a 17 anos devem levar documento com foto e carteira de vacinação. Já os adolescentes imunossuprimidos precisam apresentar ainda o laudo médico ou atestado que comprove a condição de comorbidade.

A vacinação livre demanda contra a doença é para adultos e crianças com idade entre
5 e 11 anos. Estão disponíveis para os adultos 1ª, 2ª e 3ª doses. A 1ª dose é destinada a qualquer pessoa com mais de 12 anos e a 2ª dose para quem está com o complemento em atraso. Já a 3ª dose é para quem já tomou a 2ª dose há quatro meses para pessoas acima de 18 de anos. Para o público infantil estão disponíveis 1ª e 2ª doses.

A 4ª dose de imunização está disponível para os adultos imunossuprimidos e idosos a partir de 60 anos. Para se vacinar, o cidadão deve comparecer na unidade de saúde e apresentar documento comprovando a doença.

Influenza
Durante a ação de sábado, a equipe da Saúde também vai aplicar doses contra a gripe exclusivamente nas pessoas que pertencem aos grupos prioritários, que são idosos a partir de 60 anos e com comorbidades, motoristas, professores e profissionais de saúde, das forças armadas e das forças de salvamento.

A vacina contra a gripe é trivalente e protege contra três cepas do vírus influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e influenza B. Para se vacinar, os idosos devem apresentar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de endereço de residência.

Pessoas nesta faixa etária que se encontram acamadas também serão imunizadas. Para isso, familiares ou responsáveis deverão procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para informar nome completo, idade e endereço para o agendamento da aplicação das vacinas.

Pessoas com comorbidades devem apresentar documento com foto, carteira de vacinação e apresentar atestado médico comprovando a doença. Já os motoristas, professores e os profissionais de saúde, das forças armadas e das forças de salvamento devem comparecer munidos de documento com foto e com o histórico da carteira de vacinação.

Vacinação contra a Covid-19 – 3ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos e de livre demanda e contra a influenza para os grupos prioritários
Data: Sábado, 4 de junho

Das 8h às 15h
UBS Ypê Pinheiro
UBS Ypê II
USF Martinho Prado

Das 8h às 12h
UBS Zona Norte
USF Eucaliptos
USF Hermínio Bueno

 

Comentários