Saúde promove atualização em vacinas para profissionais da rede

O Departamento de Saúde do Município de Conchal promoveu, no sábado (18), nas dependências do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial – capacitação em vacinas, com a participação de auxiliares e técnicos de enfermagem, que atuam nas salas de vacinas da rede municipal de saúde.

A inclusão de novas vacinas no calendário de imunização, o fortalecimento da rede de frio (Conservação das Vacinas) e a implantação do sistema informatizado nas salas de vacina do município foram alguns dos temas abordados pelos profissionais da equipe de Vigilância Epidemiológica, que ministrou a capacitação. O objetivo é garantir a qualidade e excelência no serviço de vacinação oferecido pelo município.

Na semana anterior (7), na sede da ACICO, todos os Agentes Comunitários de Saúde do município, também receberam a capacitação para atuarem no processo de imunização da comunidade, em evento realizado pela Vigilância Epidemiológica, em conjunto com a Coordenação de Atenção Básica.

Atualmente, são disponibilizadas pela rede pública de saúde de todo o país 17 vacinas no Calendário Nacional de Vacinação, para combater mais de 20 doenças, em diversas faixas etárias. Há ainda outras 10 vacinas especiais para grupos em condições clínicas específicas, como portadores de HIV, disponíveis nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

Com um calendário de imunização tão extenso e complexo, a necessidade de ter profissionais tecnicamente habilitados para interagir com toda a dinâmica do processo de imunização da comunidade tem sido cada vez maior e essas capacitações têm função vital na manutenção deste processo.

 

Comentários