Saúde promove Campanha de Vacinação Contra o HPV nas escolas

A Campanha de Vacinação Contra o Papiloma Vírus Humano – HPV – causador do câncer de colo de útero, destinada às meninas que têm entre 9 e 11 anos está em andamento em Pedreira. A imunização teve início no último dia 10 e tem como meta estipulada pelo Ministério da Saúde, imunizar 80% do público-alvo até 17 de abril.

O esquema vacinal desta Campanha é composto por três doses, sendo que a segunda dose é feita após 6 meses da aplicação da primeira dose, depois de cinco anos da primeira aplicação é dada a terceira dose. Somente depois da terceira dose é que a menina estará protegida. A vacina que está sendo aplicada nessa etapa é referente à primeira dose, nas faixas etárias de 9 anos 11 anos e 29 dias.  A secretária de Saúde “lembra que quem não foi contemplado com a 1ª dose da vacina – das faixas etárias de 9 anos 13 anos e 29 dias –  também poderão ser vacinadas. Para as adolescentes que iniciaram a 1ª dose em setembro de 2014, estaremos fazendo a 2ª dose nessa etapa”, salienta Ana Filomeno.

De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica de Pedreira, 14 escolas receberão a Campanha e aproximadamente 906 crianças e adolescentes devem ser imunizadas.

Nas Unidades da Saúde da Família e também na Central de Especialidades de Pedreira é possível encontrar a vacina contra o HPV, das 8h às 15h30. Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação e o documento de identificação.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto da pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

 

Comentários