Saúde promove Dia D de vacinação no sábado, 20 de agosto

A Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica (VE) realizam no sábado, 20 de agosto, o Dia D de vacinação em Mogi Guaçu. Esta ação incluirá a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, a Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente e ainda iniciará a aplicação da 4ª dose de reforço contra a Covid-19 em adultos acima dos 35 anos. A ação será nas 21 unidades de saúde no período das 8h às 15h.

Campanha nacional 

A vacinação contra a Poliomielite é destinada para crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já a imunização para atualizar a caderneta tem como público-alvo as crianças e adolescentes com até 15 anos de idade. Segundo dados da VE, em Mogi Guaçu, durante a primeira semana da campanha foram aplicadas 432 vacinas contra a poliomielite.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação ocorrerão até o dia 9 de setembro, uma sexta-feira. Por isso, é importante lembrar os pais e responsáveis que todas as vacinas estão sendo disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivamente a este público e oferecidas também em todas as 21 Unidades Básicas de Saúde (UBBs) do município de segunda à sexta-feira, das 8h às 10h45 e das 13h às 15h.

“O objetivo das campanhas é reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no país e garantir que crianças e adolescentes recebam todas as vacinas recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização”, destacou a enfermeira da VE, Tathiana Póvoa de Faria.

Covid-19
No sábado, 20, o município também inicia a aplicação da 4ª dose de reforço contra a Covid-19 em adultos acima dos 35 anos. Para receber a imunização é necessário um intervalo de, no mínimo, quatro meses da última dose.  Para se vacinar, os cidadãos devem comparecer na unidade de saúde e apresentar documento com foto e carteira de esquema vacinal contra a doença.

A vacinação contra a Covid-19 será de livre demanda a partir de 12 anos de idade e de crianças na faixa etária entre 5 e 11 anos. A 5ª dose contra a doença em pessoas imunossuprimidas a partir de 50 anos de idade também está disponível. Os indivíduos deste grupo devem comparecer nos postinhos de saúde e apresentar documento com foto, carteira de vacinação e atestado médico comprovando a imunossupressão.

Para os adultos estarão disponíveis 1ª, 2ª e 3ª doses. A 1ª dose é destinada a qualquer pessoa com mais de 12 anos e a 2ª dose para quem está com o complemento em atraso. Já a 3ª dose é para quem já tomou a 2ª dose há quatro meses e a partir dos 12 anos.

Para o público infantil estarão disponíveis 1ª e 2ª doses. No entanto, a

Vigilância Epidemiológica informa que, em Mogi Guaçu, a vacina Coronavac encontra-se em falta a cerca de 30 a 40 dias, pois o Governo do Estado de São Paulo não está fornecendo o imunizante por falta de insumos.

“Por isso, já estamos comunicando que pode ocorrer a falta desta vacina nos postos e, por isso, os pais tenham que voltar em outra data”, adiantou a enfermeira.

*Dia ‘D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação 2022

*Vacinação contra a Covid-19 

– 4ª dose para pessoas a partir de 35 anos 

– 5ª dose para pessoas imunossuprimidas a partir de 50 anos  

– Livre demanda 1ª, 2ª e 3ª doses em adultos e 1ª e 2ª doses para crianças a partir de 5 anos 

Data: Sábado, 20 de agosto  

Horário: Segunda a sexta-feira das 8h às 15h   

 

UBS Centro de Saúde
UBS Zona Sul
USF Hermínio Bueno
USF Eucaliptos
UBS Guaçu Mirim
USF Rosa Cruz
UBS Centro Oeste
UBS Ypê II
USF Ypê Pinheiro
USF Alto dos Ypês
USF Guaçuano
UBS Zona Norte
USF Zaniboni II
UBS Zaniboni I
USF Fantinato
USF Santa Terezinha
USF Santa Cecília
USF Chaparral
USF Suécia
USF Martinho Prado

USF Chácaras Alvorada

 

Comentários