Saúde realiza evento do Novembro Azul no saguão do Prefeitura

Crédito Foto: Eduardo Lopes

Com o tema “Prevenção é para os Fortes”, neste ano o foco do Novembro Azul é a saúde integral do homem
Ação no Paço Municipal será das 8h30 às 16h da terça-feira, 14 de novembro
A Secretaria de Saúde de Campinas promove na próxima terça-feira, 14 de novembro, das 8h30 às 16h, no saguão da Prefeitura, mais uma ação do Novembro Azul. Com o tema “Prevenção é para os Fortes”, neste ano o foco da campanha é a saúde integral do homem. O evento é aberto ao público.

“A ideia é trazer informações com um olhar ampliado sobre a saúde masculina, falar da importância da prevenção de diversas doenças que podem ser prevenidas com hábitos saudáveis”, afirmou Camila Monteiro Gonçalves Dias Silva, coordenadora da Saúde do Adulto.

Sete estandes serão instalados no saguão para trazer informações a respeito de diversos pontos da saúde, como um pulmão de três metros, que será trazido pelo grupo SonHe e Hospital Vera Cruz) e vai simbolizar um lado fumante e outro não fumante. O objetivo é informar as pessoas sobre os riscos do tabagismo e a relação do tabaco com o câncer de pulmão. Junto com isso, uma equipe da Secretaria de Saúde vai expor o programa que a Pasta tem para quem quer parar de fumar. No mesmo estande, haverá auriculoterapia,
Prática Integrativa Complementar à Saúde (PICS) usada, por exemplo, para diminuir ansiedade e os níveis de estresse. O método conta com a aplicação de sementes em pontos das orelhas.

O câncer de próstata será abordado com a roleta da conscientização sobre a doença, que traz informações importantes sobre a saúde masculina.

Outros estandes vão focar na importância da alimentação saudável e nos riscos do sedentarismo. O primeiro tema será desenvolvido por nutricionistas da Ceasa, que vão mostrar como aproveitar melhor os alimentos. O segundo terá um profissional da Secretaria de Esportes e Lazer explicando os benefícios das atividades físicas. Junto, a Impact Hub vai divulgar o programa “Passos para uma Vida Melhor”, que funciona em 35 pontos da cidade em parceria com a Prefeitura e a Novo Nordisk. Campinas é a única cidade do Brasil que aderiu ao programa com a intenção de reduzir os índices da diabetes na cidade.

Durante o evento também haverá um espaço para demonstração do funcionamento da Telemedicina, disponível nos 67 centros de saúde do município, e um espaço para aferição de pressão arterial e medição de glicemia.

O Novembro Azul é promovido pelas secretarias de Saúde; Cultura e Turismo; Esportes e Lazer; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Tem o apoio da Ceasa, Sanasa, Emdec, Rede Mário Gatti, Olimpíadas do Servidor, Grenasa Campinas, Unicamp, Cullinan Imóveis, Patriani, São Leopoldo Mandic, Grupo Sasse Oncologia e Hematologia (SonHe), Hospital Vera Cruz e Passos para uma Vida Melhor.