SEBRAE promove ensino de empreendedorismo nas escolas municipais de Estiva Gerbi

Promover o ensino do empreendedorismo nas escolas de nível fundamental do município. Esse é o objetivo da parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae-SP, e o Departamento Municipal de Educação.

Por meio da parceria, os alunos que estão matriculados do 1º ao 9° ano do Ensino Fundamental terão aulas e atividades do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, JEPP, executado pelo Sebrae. A previsão é que quase dois mil alunos sejam beneficiados com essa ação.

A prefeita, Cláudia Botelho, participou do curso e falou sobre ensinar para jovens e adolescentes como empreender e quais os caminhos para ter êxito no mundo dos negócios. “É uma forma de contribuir para o desenvolvimento de profissionais mais seguros e capacitados para criar inovações e fomentar a economia. O SEBRAE possui um vasto portfólio de ações que podem contribuir bastante para o município, como é o caso do JEPP, inclusive, também na melhor qualificação de nossos servidores para alcançarmos uma melhor qualidade na prestação de serviços à população”, explicou a prefeita, Cláudia.

Para que o projeto seja implementado com sucesso nas escolas, os professores da rede municipal de ensino participaram no dia 03 de março de capacitações que abordam as principais questões teóricas e metodológicas do curso.

“É importante que se crie e desenvolva a cultura e a mentalidade do trabalho como valor fundamental. Mais importante ainda que se comece com os jovens essa ação do despertar para o trabalho, para a iniciativa própria, para a criação de novas ideias produtivas”, comentou a diretora de educação, Rosiane Rodrigues.

Cada ano do Ensino Fundamental possui um material específico sobre temas relacionados ao empreendedorismo. As apostilas têm linguagem adequada à idade dos alunos. São ilustradas, coloridas e construídas de tal forma que se constituem em material de leitura, elaboração, registro e fundamentação tanto para os estudantes quanto para os professores.

São trabalhados temas como: O Mundo das Ervas Aromáticas; Temperos Naturais; Oficina de Brinquedos Ecológicos; Locadora de Produtos; Sabores e Cores; Eco Papelaria; Artesanato Sustentável; Empreendedorismo Social; e Novas Ideias, Grandes Negócios.

No fim do ano, a administração Cláudia Botelho promoverá uma Feira de Jovens Empreendedores, onde serão expostos os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano.

Matéria: ASCOM

 

Comentários