Secretaria da Saúde pronta para o “Dia D” da multivacinação

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estarão recebendo crianças e adolescentes, com menos de 15 anos, das 8h00 às 16h00

Começou no último dia 30 de setembro, a campanha de multivacinação desencadeada pelo Ministério da Saúde, em todo o País e que vai se estender até o dia 31 de outubro. Já no próximo sábado (7), inclusive em Mogi Mirim, haverá o “Dia D” da vacinação em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que estarão abertas das 8hh0 às 16h00.

A organização desse megaevento está a cargo da VS (Vigilância em Saúde), órgão da Secretaria Municipal da Saúde. O principal objetivo dessa megavacinação, de acordo com a gerente de VS, Vivian Delalibera de Souza Custódio, é atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias, conforme preconiza o calendário estadual.

Vivian reforça que é de fundamental importância que toda a população-alvo compareça às UBSs, levando a caderneta de vacinação para que os profissionais de Saúde possam avaliar se há alguma dose que ainda não foi administrada ou se há imunizantes que necessitam ser aplicados para completar o esquema vacinal preconizado.

Além de atualizar a imunização de crianças e adolescentes, outras metas do “Dia D” é elevar as coberturas vacinais para reduzir o risco de reintrodução ou disseminação de doenças imunopreveníveis, ampliar o acesso às vacinas e avaliar a vulnerabilidade do Município para as doenças imunopreveníveis correlacionadas às coberturas vacinais.

ZÉ GOTINHA

Vivian destaca ainda que com o “Dia D”, fortalecerá a priorização da vacinação para o alcance das coberturas vacinais e de forma homogênea, com base no microplanejamento, desenvolvendo ações articuladas para recuperação das coberturas vacinais.

Para aumentar o público-alvo durante a campanha, a Secretaria da Saúde vai contar com a ajuda de outdoores e carro de som nos dias 5, 6 e 7, que estará circulando pela cidade. Outra estratégia, especialmente voltada às crianças, é o uso dos personagens Zé & Maria Gotinha para incentivar pais ou responsáveis a levar os menores de 15 anos às UBSs.

“Zé & Maria Gotinha” estarão desfilando junto com o carro de som, em todos os bairros de Mogi Mirim, inclusive em frente às UBSs no “Dia D”. Por último, a Secretaria de Saúde disponibiliza o material do Ministério da Saúde com o calendário completo de vacinação, não só para crianças e adolescentes, mas também para gestantes, adultos e idosos. Para ver esse material basta acessar htpps://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2023/multivacinacao/acesse-as-pecas