Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente participa da Coleta de Embalagens de Defensivos Agrícolas

No último mês, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, participou da Coleta de Embalagens e Defensivos Agrícolas. A ação foi realizada pela Coplacana no Sítio Warga, com apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Pensando na necessidade urgente da consciência ambiental e preservação do meio ambiente, foi criada a Lei 9.974/2000 e o Decreto 4.074/2002 para agricultores e proprietários agrícolas, trazendo de forma explícita que as embalagens de agroquímicos devem ser descartadas após o uso.

A secretaria realizou o descarte de embalagens de herbicidas que foram usados quando ainda se podia utilizar o “mata mato” nas cidades e estavam armazenadas aguardando a campanha para reciclagem.

A legislação brasileira exige que todas as embalagens rígidas devam ser submetidas ao processo de lavagem antes de serem corretamente descartadas. Esta prática ajuda a eliminar os restos do produto e impede algum tipo de contaminação futura. Os dois tipos de lavagem recomendados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) são a tríplice lavagem e lavagem sob pressão.

Com as embalagens higienizadas, o agricultor agora terá que procurar a unidade de recebimento mais próxima, indicada no corpo da nota fiscal do produto. O prazo é de até um ano após a compra do produto. Caso não queira fazer isso imediatamente, o produtor terá de tomar alguns cuidados no armazenamento dessas embalagens vazias. São necessários locais cobertos, arejados e protegidos da chuva, necessariamente longe de residências e alojamentos, e nunca junto de alimentos ou rações.

  

Comentários