Secretaria de Assistência Social e Senac Mogi Guaçu certificam novos cuidadores de idosos

Foto: Divulgação/CRAS Cruzeiro do Sul – Jaguariúna

A demanda por cuidadores de idosos vem crescendo e em Jaguariúna, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cruzeiro do Sul, em parceira com a unidade do Senac Mogi Guaçu, realizou a entrega de certificados para 14 formandos do curso de cuidador de idoso.

A atividade se encerrou com a entrega dos certificados e com uma lembrancinha ofertada pelo grupo “Arte no CRAS”, do CRAS Cruzeiro do Sul, juntamente com um exemplar do Estatuto do Idoso a cada participante. O curso teve carga horária de 14 horas, divididas em sete encontros entre os participantes e os professores, que buscaram capacitá-los oferecendo conhecimento técnico e prático sobre envelhecimento saudável.

No encerramento, todos participaram de uma roda de conversa com a assistente social Anelise Marconato Venturini, especialista em Gerontologia do CRAS que falou sobre o Estatuto do Idoso. Os formandos também tiveram uma palestra informativa com Andressa Akemi, palestrante, escritora e master coach em inteligência emocional, que tratou do tema “Cuidando de quem cuida” e teve como subtema “Somos transformados para Transformar”.

Conforme Andressa, todos, tanto a família quanto os cuidadores sabem da incerteza que é enfrentar o aparecimento e as consequências das doenças mais comuns entre os idosos. “Aos poucos, a preocupação com a necessidade de cuidar de quem cuida vem se destacando e entendemos que, se ele não estiver se sentindo assistido em suas necessidades, isso passará a refletir e interferir no atendimento que presta”, disse.

 

Comentários