Secretaria de Cultura e Turismo visita espaço de exposição em Socorro

A equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo esteve em Socorro (SP) na tarde desta quinta-feira, 12, para conhecer o Espaço do Artesanato, projeto desenvolvido em parceria a Prefeitura e com a Associação Comercial da cidade que tem por objetivo reunir em um só lugar produtos de diferentes artesãos da cidade.

O diretor de Cultura de Itapira, Ricardo Pecego, e a responsável pelo setor de Turismo da pasta, Wanella D’Ávilla Bittencourt, foram recepcionados pelas artesãs Luka Brasil e Sônia Pascoal, que compõem a diretoria da associação de artesãos. “Nossa visita teve como objetivo conhecer esse modelo de gestão para poder adaptar à nossa realidade. Aqui além dos artesãos teremos os produtores artesanais de alimentos e bebidas, que demandará uma estrutura um pouco diferente. Conhecer o funcionamento de lá nos ajuda muito a implantar nosso projeto aqui”, explicou Wanella.

O espaço socorrense funciona desde 2012 e é atualmente conta com a participação de 33 artistas. O prédio, localizado no Recinto de Exposições João Orlando Pagliusi, é cedido pela Prefeitura e conta com uma infraestrutura completa com saguão de exposição, banheiros, cozinha e sala de oficinas. A gestão é feita de maneira compartilhada entre a associação de artesãos e a Prefeitura. “O caixa do espaço é único, mas todos os produtos são devidamente identificados com o nome de cada artesão. Do que é arrecadado, 15% é destinado à própria associação, que utiliza essa verba para auxiliar na manutenção do trabalho e na realização de ações específicas”, completou Bittencourt.

Um dos pontos destacados pelas artesãs socorrenses diz respeito à legislação municipal que regulamenta o espaço e também o apoio da Associação Comercial local, que dá todo o aporte para a comercialização dos produtos e consequente geração de renda para os artistas.

Troca de experiências

Dando continuidade ao trabalho para colocar em prática a reativação do Centro de Exposições e Eventos “Dr. José Carlos Camargo Ferraz”, Ricardo Pecego e Wanella Bittencourt se reuniram ainda com o Secretário de Turismo, Acácio Zavanella, e com a chefe de Turismo de Socorro, Deise Formágio Cavazan, para discutir alguns projetos voltado ao setor e colher experiências.

Mais tarde, a equipe e o Secretário de Cultura e Turismo, Tiago Fontolan, estiveram com o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itapira, para expor as ideias de fomentação de geração de rendas dos artesãos e produtores artesanais que deverão compor o Centro de Exposições itapirense.

Matéria: Jaqueline Guerreiro

 

Comentários