Secretaria de Meio Ambiente inicia projeto de combate à espécie invasora em matas ciliares – Pedreira

Como a preservação de matas ciliares pode trazer benefícios às ...

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Pedreira iniciou o projeto de combate a espécies de árvores invasoras nas Matas Ciliares do Município.

A espécie Leucena Leucocephala é proveniente da América Central, mas se espalhou por diversas regiões do Brasil, fato que provocou a abertura de debate sobre a presença dessas árvores na fauna nacional e seus impactos.

A Leucena invade os mais variados tipos de ambientes e ecossistemas, sendo bastante preocupante sua capacidade de se estabelecer e dominar rapidamente áreas da Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Nesses locais, a Leucena forma verdadeiros “desertos verdes”. Ela impede que a riqueza e diversidade vegetal da área se restabeleçam e consequentemente de toda a vida animal que depende dessas plantas como fonte de alimento, abrigo e refúgio, comprometendo assim, todos os processos ecológicos naturais.

O engenheiro florestal José Renato Belotto, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informou que o projeto foi iniciado após a devida aprovação da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. “Montamos e treinamos uma equipe que está atuando diariamente no combate a Leucena, estamos realizando sua remoção e destinando adequadamente sua madeira”, enfatizou o engenheiro Belotto.

A pedido do Consórcio PCJ, que reúne 32 cidades, entre elas Pedreira, foi realizado um levantamento bibliográfico de remoção e controle das Leucenas, além de pesquisa sobre legislações que tratam sobre o tema. “A conclusão do estudo expôs técnicas de remoção e controle de Leucenas, como também propôs destinação ambientalmente indicada para a sua madeira, extraída da remoção das áreas de manejo, técnicas que estão sendo empregadas pela Prefeitura de Pedreira”, destacou na ocasião a secretária de Meio Ambiente Ágata Gasparini.

 

Comentários