Secretaria de Saúde de Santo Antonio de Posse intensifica o combate à Dengue

Em último levantamento disponibilizado pela Secretaria de Saúde de Santo Antônio de Posse, 69 casos absolutos de dengue foram confirmados no município até o momento. Nos últimos dois anos, o número de pessoas infectadas na cidade aumentou. Em 2014 foram registrados 390 casos; já no ano passado, foram contabilizados 3,1 mil.

Com aproximadamente 22 mil habitantes, os casos registrados em 2015 equivalem a um infectado a cada sete moradores do município e para evitar que esses números se repitam a Secretaria de Saúde intensificou o combate ao mosquito.

Entre as medidas que foram e ainda serão tomadas neste ano estão: o 1º Mutirão Regional de combate ao Aedes Aegypti, no dia 30 de janeiro e a palestra para servidores da rede Municipal de Educação, Secretaria de Saúde e população, que será realizada no dia 25 de maio, entre outros.

Prevenção

De acordo com a Secretaria de Saúde, a conscientização da população tem sido o maior desafio enfrentado. A secretária de saúde de Santo Antonio de Posse, Sônia Aparecida Alves, atribui a elevação no número de casos aos descuidos da população e pede a colaboração dos moradores da cidade para reduzir os focos e criadouros do Aedes Aegypti.

A melhor forma de se evitar a proliferação do mosquito, é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, embalagens, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos, lixeiras, etc. O uso de repelente em crianças, gestantes e idosos, é recomendado também e pode ajudar na prevenção da doença.

Matéria: Matheus Gomide

 

Comentários