Secretaria de Saúde iniciará serviço de termonebulização no combate à dengue

A Secretaria Municipal de Saúde começará na segunda-feira, dia 30, o serviço de termonebulização, popularmente conhecido como “fumacê”, no combate à dengue. Mogi Guaçu é a primeira cidade da região a adotar esta estratégia para impedir o avanço da doença no próximo verão.

A solução encontrada pela Secretaria de Saúde tem como base a falta de inseticida. O Ministério da Saúde deixou de fornecer o veneno para a nebulização, que é ação mais apropriada para eliminar o Aedes aegypti em sua forma alada, mas não é eficaz contra larvas do mosquito transmissor dos vírus de dengue, zika e chicungunya.

A aplicação do “fumacê” ocorrerá nos seguintes bairros: Jardim Araucária; Jardim Chaparral II; Jardim Vitória; Jardim Fantinato; Jardim Santa Terezinha II.

Os bairros Jardim Chaparral I, Jardim Pansani, Jardim Santa Terezinha I e quatro quadras do Jardim Novo II próximas ao Jardim dos Lagos serão parcialmente termonebulizados.

As recomendações dadas pela Secretaria de Saúde para os moradores dos bairros em que será aplicado o “fumacê” são: eliminar os criadouros dos mosquitos; sair do imóvel com os animais de estimação, principalmente aves; aguardar 30 minutos após a aplicação para adentrar a casa; vedar aquários e similares.

Mogi Guaçu registra quase 3 mil casos confirmados de dengue neste ano.

 

Comentários