Secretaria de Saúde realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

A Secretaria Municipal de Saúde realiza na próxima quinta-feira, 5, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento acontece das 14h00 às 17h00 no Auditório do Museu de História Natural, situado no Parque Juca Mulato. Usuários dos serviços de saúde mental do município e profissionais de saúde estão sendo convidados para participar.

Com o tema geral “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, a etapa municipal antecede a Conferência Macrorregional que será realizada no dia 23 de maio e também a III Conferência Estadual de Saúde Mental, que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de junho. “Essa é nossa primeira conferência de Saúde Mental e é um momento muito importante para reunir técnicos, gestores, prestadores de serviço e a população para refletir, discutir e aprovar propostas que nortearão as ações de Saúde Mental no nosso município, na nossa Regional de Saúde e no Estado”, disse a Coordenadora da Rede Básica de Saúde, Deise Cega Fernandes.

A programação da etapa municipal conta com palestras do psicólogo MS. José Antônio Zago, coordenador do CAPSad, com o tema “Cuidado em Liberdade” e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cristiano Florence, que falará sobre a importância desse momento para a Saúde Municipal. Depois, haverá discussão de propostas baseadas nos eixos temáticos: I – Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania; II – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; III – Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; IV – Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia. Ao término, serão eleitos os delegados que participarão da Conferência Macrorregional.

 

 

Comentários