Secretaria de Segurança de Campinas lança o Botão SOS Gama

Crédito Foto: Rogério Capela

Por meio de um aplicativo de celular, a mulher que tem medida protetiva e é acompanhada pelo Gama poderá acionar rapidamente a GM

O Botão SOS Gama é mais um dos avanços na política pública voltada às mulheres de Campinas anunciado neste 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. A ferramenta lançada pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, é destinada às mulheres que são acompanhadas pelo programa Guarda Amigo da Mulher (Gama) e que possuem medida protetiva. Por meio de um aplicativo de celular, a mulher poderá acionar a Guarda Municipal (GM) de Campinas rapidamente em caso de aproximação do agressor. Atualmente, 173 mulheres são acompanhadas pelo Gama e poderão ser beneficiadas com esta iniciativa. O anúncio foi realizado na tarde desta sexta-feira, dia 8, em cerimônia na Sala Azul do Paço Municipal.

Assim que o Botão é acionado, um alarme dispara na Central de Comando e Controle (Cecom) da GM e a viatura que estiver mais próxima ao local de acionamento é encaminhada para atender a ocorrência.

O dispositivo conta com tecnologia de georreferenciamento, que compartilha a localização em tempo real da vítima com o Cecom. Isso permite que a mulher utilize a ferramenta em qualquer lugar em que ela estiver, não somente em sua residência. Outra vantagem é que a mulher, enquanto acessar o aplicativo, em uma tela de chat, pode enviar mensagens instantâneas de texto, áudios, fotos e vídeos para a Guarda Municipal.

Segundo o prefeito Dário Saadi, se trata de mais um instrumento para tentar reduzir o índice de feminicídio na cidade. “O Botão vai ampliar a proteção da mulher com medida protetiva e inibir a tentativa de aproximação do agressor. Quando o homem souber que a mulher tem o aplicativo, ele também vai saber que a GM vai chegar rapidamente ao local”, disse Dário.

Para o secretário de Segurança de Campinas, Christiano Biggi, a agilidade proporcionada pela tecnologia para o acionamento da GM é fundamental. “O Botão vai oferecer uma resposta mais rápida no atendimento de ocorrências de descumprimento de medida protetiva, proporcionando mais segurança à vítima”, destacou Biggi.

“O Botão SOS Gama é mais uma proteção às mulheres que são assistidas pelo programa e se soma às ações já realizadas na rotina da equipe do serviço”, ressaltou a Comandante da GM, Maria de Lourdes Soares.

Programa Guarda Amigo da Mulher

O Programa Guarda Amigo da Mulher monitora o cumprimento de medidas protetivas de urgência junto às vítimas, com visitas frequentes das equipes do programa às assistidas. O Gama também conta com a Sala Lilás, na Base Centro da Guarda Municipal, inaugurada em 2021, um local para que as mulheres vítimas de violência doméstica busquem acolhimento e recebam orientação sobre os serviços disponíveis na Rede Protetiva e encaminhamentos judiciais.

Uma das mulheres que foi incluída no programa, Cristiana Cruz, de 33 anos, recebe assistência do serviço desde dezembro de 2021. Ela relata como foi importante a aproximação da Guarda Municipal na rotina dela para superar um momento tão difícil. “Durante esta trajetória, as equipes do Gama me encorajaram e me incentivaram. No começo, eu recebia os guardas municipais chorando. Agora só com um sorriso. A atuação do Gama me trouxe paz e qualidade de vida. Hoje eu consigo conviver com a minha família de forma mais tranquila e eu tenho certeza que este programa vai ajudar muitas mulheres na nossa cidade”, afirmou.

Também participaram do lançamento, a juíza do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Márcia Cristina Sampaio Mendes, autoridades da Prefeitura e da Polícia Civil, além dos vereadores Débora Palermo, Luiz Rossini e Carlinhos Camelô. Também durante o evento, o prefeito Dário Saadi sancionou a lei que cria o programa Proteja Servidora, voltado a servidoras da Pefeitura de Campinas vítimas de violência doméstica.