Secretaria define esquema de segurança para o Carnatur 2018

Fotos: Marilei Barbosa

A Secretaria de Segurança da Prefeitura de Artur Nogueira juntamente com a polícia Militar e Polícia Municipal, definiu o esquema de segurança para o Carnartur 2018. Na manhã desta quinta-feira, dia 1º de fevereiro, foi realizada uma coletiva de imprensa no Centro Cultural Tom Jobim onde foram passadas todas as informações para a mídia local.

Estiveram presentes o capitão da Polícia Militar, Alexandre Hoio, o secretário de Segurança, Júlio Barros, e o comandante Nunes da Polícia Municipal, além do secretário de Cultura Edésio Lopes.

De acordo com o Capitão da Polícia Militar Alexandre Hoio, o esquema de segurança seguirá os mesmos moldes do ano passado. O local do evento será fechado com entrada gratuita para o público em várias portarias colocadas em pontos estratégicos para o acesso ao evento.

“A ideia é fazer um Carnaval para a família, para as pessoas de bem, para que todos possam se divertir com segurança e responsabilidade”, disse.

Para que tudo ocorra bem as pessoas serão submetidas a uma revista pessoal e será proibida a entrada com garrafas de vidro. Haverá um reforço no contingente de homens trabalhando no evento e também o apoio de cães farejadores para inibir o consumo de drogas no local.

Também será proibida a entrada de pessoas portando qualquer objeto que possa comprometer a integridade física dos frequentadores da festa, como objetos cortantes, fogos de artifício e garrafas de vidro. “A pessoa que quiser poderá trazer o seu cooler, mas em garrafas plásticas”, orientou.

Além disso, câmeras de vídeo farão o monitoramento da área no entorno do evento e dois ou três drones estarão circulando no espaço fazendo o monitoramento aéreo do local.

Segundo ele, as crianças também ficarão protegidas, pois irão receber uma pulseira de identificação na entrada contendo o nome e telefone para o caso de se perderem de seus pais ou responsáveis.

“Mais uma vez quero ressaltar que o Carnaval será um evento para as famílias, para as pessoas de bem. Então a pessoa de índole criminosa nem deve aparecer na festa porque, com certeza, não terá sucesso em praticar nenhum ato criminoso”.

O capitão frisou também que após o horário de encerramento da festa as forças policiais estarão fazendo a evacuação do local para que possa ser feita a limpeza das ruas e o consequente funcionamento normal do trafego no local na manhã seguinte.

“Este esquema de segurança foi utilizado pela primeira vez no ano passado e teve muito sucesso, pois mesmo com a presença de 98 mil pessoas nas cinco noites de festa não houve nenhuma ocorrência de médio ou grande porte mostrando que o esquema de segurança surtiu o efeito esperado, inibindo brigas e depredações em comércios, residências e espaços próximos ao local”, disse o secretário de Cultura Edésio Lopes.

 

Comentários