Secretaria prepara Inventário Turístico do município

A Secretaria de Cultura e Turismo iniciou recentemente o desenvolvimento do Inventário Turístico de Itapira. O documento é divido em duas partes – Atrativos Turísticos; e Equipamentos e Serviços Turísticos – e será anexado ao Plano Diretor de Turismo, parte da documentação necessária para inscrever o município no Programa “Município de Interesse Turistico – MIT”.

O programa da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo está baseado na Lei Complementar nº 1.261, de 29 de abril de 2015, que “Estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico e dá providências correlatas”. As cidades que integram o MIT recebem uma verba que pode variar de R$ 500 a R$700 mil reais ao ano, valor que é disponibilizado mediante a apresentação e aprovação de projetos no setor.

Conforme explica o secretário de Cultura e Turismo, Tiago Fontolan, o inicio da organização do material teve inicio em março desse ano com a reativação do Comtur (Conselho Municipal de Turismo). “O processo para inscrição no programa é lento por conta da complexidade da documentação exigida. A reativação do Conselho de Turismo foi o primeiro passo, pois além da exigência de anexar as ultimas seis atas das reuniões do conselho junto à documentação, os demais documentos demandam participação do órgão para seu desenvolvimento”.

Ainda de acordo com secretário, os técnicos da secretaria já iniciaram as coletas dos dados solicitados e, para isso, algumas empresas já estão sendo abordadas para o preenchimento dos formulários. Além das informações básicas do município, o levantamento exige dados comerciais de diversas áreas, tais como hospedagem, alimentação, agências, transporte, compras, eventos, dentre outros. “É de extrema importância que as pessoas saibam que esse trabalho está sendo realizado para que possam atender as solicitações dos nossos técnicos. A construção desse caminho até a conquista do titulo de MIT para Itapira é de responsabilidade de todos e estamos nos empenhando ao máximo para elevar nossa cidade dentro do setor turístico da região. Entretanto a colaboração dos itapirenses é fundamental para alcançarmos esse objetivo”, concluiu.

Matéria: ASCOM

 

Comentários