Secretarias e ACEI discutem organização da Festa de Maio

O secretário de Promoção Social, Cultura e Turismo, Tiago Fontolan, junto com o secretário de Defesa Social, Carlos Aparecido Jamarino, e o comandante da GCM (Guarda Civil Municipal de Itapira), César Martucci, participaram na tarde desta terça-feira, dia 14 de fevereiro, de uma reunião na ACEI (Associação Comercial e Empresarial de Itapira) para discutir, dentre outros assuntos, a organização da Festa de Maio 2017.

O presidente da ACEI, José Aparecido da Silva, demonstrou bastante preocupação com a questão do número de comerciantes de outras cidades que atuam no município durante os dias da festa e o modo como isso afeta o comércio local. Por outro lado, oficializou o apoio da ACEI no resgate da tradição religiosa e cultural da festa que, em sua análise, acabou se enfraquecendo no decorrer dos anos.

Fontolan disse que esse resgate das tradições vai de encontro aos anseios da pasta de Cultura e Turismo e ao trabalho que já começou a ser desenvolvido no início do ano e que conta, inclusive, com algumas propostas já para 2017. Contudo, ele explicou que para que tudo ocorra de maneira clara e bem organizada, é necessário que se faça um planejamento em longo prazo com metas e objetivos envolvendo demais secretarias para que a Festa de Maio possa ter a grandeza que tinha em anos passados. “Temos que trabalhar todos em conjunto, inclusive com o pároco da São Benedito, para elaborar esse plano que deverá ser aplicado aos poucos”, afirmou.

No tocante à Defesa Social, foram discutidos assuntos referentes ao impedimento do trânsito nas ruas dos bairros São Benedito e Santa Cruz que compõem o circuito gastronômico e comercial da festa e segurança em geral. “Precisamos pensar em estratégias para não prejudicar muito o fluxo de veículos naqueles trechos durante o evento e, ao mesmo tempo, garantir a segurança de todos. A Defesa Social também dará apoio ao Departamento de Fiscalização e Postura, vinculado à Secretaria de Fazenda, junto aos ambulantes não cadastrados que atuam durante a festa e também os que já estão circulando pela cidade”, concluiu.

reuniao-acei-festa-de-maio-005

 

Comentários