Segunda etapa da Campanha de Doação de Sangue resulta em 63 bolsas

A segunda etapa da Campanha de Doação de Sangue 2019 em Itapira ocorreu na manhã da última quinta-feira (11) na sede do Lions Club. Ao todo, foram 87 candidatos e o resultado de 63 bolsas de sangue coletadas. Do total de candidatos, 24 foram considerados inaptos e, entre os doadores, 20 participaram pela primeira vez da ação. Também foram feitos cinco cadastros de doadores de medula óssea.

Esta foi a segunda das seis etapas agendadas para este ano. A primeira ocorreu em fevereiro e resultou em 87 bolsas. As próximas ocorrerão nos dias 13 de junho, 15 de agosto, 16 de outubro e 19 de dezembro na sede do Lions Club, situado à Rua Tereza Lera Paoletti, 480, no Jardim Bela Vista. A entrega das senhas começa às 7h00 e a coleta ocorre entre 9h00 e 12h00. Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos de idade.

Para colaborar os doadores precisam levar documento com foto e não podem ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue. É necessário ainda que sejam saudáveis e não tenham feito endoscopia, colonoscopia, tatuagem ou colocado piercing há menos de 12 meses.

Nos casos de dengue, zika vírus, chikungunya, o intervalo mínimo é de 30 dias após a cura para fazer a coleta. O mesmo prazo vale para quadros gripais com febres, infecções e administração de medicamentos. Para os que tiveram resfriados, o Hemocentro pede que a doação seja feita depois de pelo menos uma semana da ausência total dos sintomas.

De cada doador, será colhida uma bolsa com 450 ml de sangue. Durante a coleta, todos os candidatos passam pelo cadastro, triagem médica com aferição de pressão, teste de anemia e de condições físicas, entrevista sigilosa e recebem um lanche. As pessoas com idade entre 16 e 18 anos devem comparecer ao local acompanhadas dos pais ou do responsável legal.

Para cada doação, é preciso manter um intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. O sangue é processado em três hemoderivados: hemácias, plasma e plaquetas, cada um indicado para uma situação. Todo material utilizado na coleta é descartável. Dúvidas e mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone 0800-722-8432.

 

Comentários