Segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe começa quinta-feira em Jaguariúna

A segunda fase da campanha nacional de vacinação contra a gripe em Jaguariúna vai começar nesta quinta-feira, dia 16 de abril, com alterações nos grupos do público-alvo. Os professores foram transferidos para a terceira fase – que começará no dia 9 de maio – e, nesta segunda etapa, foram colocados motoristas de transporte coletivo, caminhoneiros e trabalhadores do sistema prisional.

Na primeira fase, que começou no dia 23 de março e se encerra nesta quarta-feira (15), estão sendo vacinadas apenas pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, na segunda fase (16/04), serão vacinados: profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, além de caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

Já na terceira e última etapa da campanha (09/05), serão vacinados: professores das escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

A orientação é para que as pessoas levem a carteira de vacinação. Os portadores de doenças crônicas também devem apresentar a prescrição médica que justifique que ele está apto para tomar a dose da vacina.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, a vacina contra a gripe não protege contra o coronavírus e é contraindicada para pessoas que têm grave alergia a ovo ou a algum componente da vacina.

 

Foto: Ivair Oliveira

 

Comentários