“Semana da Educação” em Jaguariúna terá palestras para professores de 16 a 19 de julho

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Jaguariúna prepara para o período de 16 a 19 de julho, no auditório do campus II do Centro Universitário Jaguariúna (UniFAJ), a Semana da Educação 2018, que terá “Formação que Transforma” como tema a ser trabalhado pelos participantes.

Conforme a secretária da pasta, Cristina Pinto Catão Bonini Hosikawa, a abertura terá apresentação do Coral de Vozes dos alunos da Escola Municipal Prefeito Adone Bonetti e participarão de 350 professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e do CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) no evento.

A programação inclui palestras com especialistas como Regina Marangoni, Fernando Barnabé, Telma Vinha e Ari Herculano. Confira abaixo a programação da semana e um pouco do currículo de cada palestrante. O encerramento prevê apresentação da Banda Municipal “Maestro Paulo Moraes Penteado” e o sorteio de mais de 80 brindes entre os participantes, doados pelo comércio de Jaguariúna.

PROGRAMAÇÃO

16/07/2018 (segunda-feira)

8h – Coffee break

8h30 – Apresentação do Coral de Alunos da Escola Municipal Prefeito Adone Bonetti

– Palestra com Regina Maringoni – Tema: Relações Interpessoais

17/07/2018 (terça-feira)

8h – Coffee break

8h30 – Palestra com Fernando Barnabé – Tema: Metodologias Ativas

18/07/2018 (quarta-feira)

8h – Coffee break

8h30 – Palestra com Telma Vinha – Tema: Ética e Moralidade

19/07/2018 (quinta-feira)

8h – Coffee break com apresentação da Banda Municipal “Maestro Paulo de Moraes Penteado”

8h30 – Palestra com Ari Herculano – Tema: Um olhar sobre a Avaliação

SOBRE OS PALESTRANTES

Regina Maringoni

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (1987), graduação em Bacharelado em História pela Universidade Estadual de Campinas -Unicamp (1988) e graduação em Licenciatura em Pedagogia (2001). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2005).

Atualmente é Coordenadora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e Supervisora Educacional da Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura Municipal de Campinas. Professora dos cursos de Pedagogia e pós-graduação da UniFAJ. Membro do corpo editorial e parecerista da Revista Intellectus.

Coordenadora da área de concentração Educação, Cultura e Sociedade do NEPI (Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares) da UniFAJ e do Grupo de Estudos SisEduc   (Sistema Educativo e Formação Humana) da mesma Instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Superior e Políticas Públicas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: realidade escolar, gestão educacional e escolar, política pública educacional e supervisão escolar.

Fernando Barnabé

Licenciado em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP); – Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); – Practitioner em Coach e Programação Neurolinguística (PNL) certificado internacionalmente pela ICI.

Professor de todos os níveis de ensino da Escola Básica, além de professor no Ensino Superior com experiência de mais de 15 anos, tanto em instituições públicas quanto privadas;

Acumula experiência em palestras e Formação de Professores por mais de 10 anos; – Especialista da Revista Nova Escola na produção de planos de aula voltados a BNCC; – Pesquisador das áreas relacionadas a Metodologias Ativas, Neurociência e Educação, e na relação entre Música e Emoção.

Telma Vinha

Pedagoga, doutora em educação na área de psicologia, desenvolvimento humano e educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e professora do departamento de psicologia educacional desta mesma instituição.

Realiza pesquisas na área das relações interpessoais e o desenvolvimento moral, sendo membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral da Unesp. Autora de livros e artigos diversos.

Ari Herculano de Souza

Doutor em Ciências Sociais pela ULSHP‐Paris – Licenciado em História e em Geografia ‐ UNISAL, Lorena (SP). Pós‐graduado em Filosofia, nível de Especialização ‐ PUC‐PR – Gestão Empresarial ‐Faculdade Dom Bosco de Curitiba (PR).

Experiência: Professor de História e Filosofia do Ensino Médio há 35 anos. Ex‐diretor do Curso Dom Bosco Pré‐Vestibular em Curitiba (PR), por 20 anos. Vice‐diretor de Escola da Rede Pública de Curitiba. Ex‐coordenador da Área de Estudos Sociais da Secretaria de Educação de Curitiba. Ex‐assessor de gabinete da Secretaria de Educação de Curitiba.

Autor de livros didáticos de História e Geografia, com mais de 15 livros publicados pelas editoras IBEP, Editora do Brasil, Editora Módulo e Editora Dom Bosco. Autor de Livros paradidáticos com títulos publicados pela Editora do Brasil: Ideologia, Direitos Humanos, Capitalismo e Socialismo.

Autor premiado com Honra ao Mérito, pelo MEC e pelo Projeto Nordeste/Banco Mundial, com classificação de obras em 1º, 2º e 3º lugares. Palestrante na feira “Educar”. Palestrante em encontros de professores e em empresas, com variados temas.

  

Comentários