Semana do Empreendedor ajuda pequenas empresas

De 13 a 18 de outubro, o Sebrae-SP realiza uma grande mobilização de atendimento a micro e pequenas empresas (MPEs) em todo o Estado. O objetivo, além de estimular o aprimoramento da gestão de negócios, é levar orientações que ajudem o segmento a alavancar as vendas de Natal – principal data do calendário do comércio e responsável por perto de 15% do movimento médio anual do varejo, segundo a Associação Comercial de São Paulo.

“Comemorando a Semana do Empreendedor, todos os 33 escritórios regionais e mais 13 pontos de atendimento do Sebrae-SP programaram ações focadas em marketing, mas também voltadas para os principais temas de administração” diz o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e haverá um plantão especial no sábado, 18, das 9h às 16h.

Seis tendas de atendimento, uma no Largo São Bento, na capital, e as demais no interior, e uma frota de 35 unidades Sebrae Móvel –  espalhadas em caravana por 12 localidades do interior e da região metropolitana e em quatro áreas da capital – também levarão dicas até o empreendedor, chegando onde ele estiver, no horário das 9h às 16h. Em todas as tendas, haverá profissionais especializados em libras (linguagem de sinais), que traduzirão palestras e ajudarão na orientação de empreendedores com deficiência auditiva.

Consultores do Sebrae poderão mostrar desde como contratar temporários e melhorar as vitrines até formas de aquecer vendas e faturamento ou fidelizar os consumidores que entrarem nos estabelecimentos para realizar as compras de Natal.  A ação envolve ainda atendimento pela internet, consultorias por chat e pelo 0800 570 0800, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e em esquema de plantão no sábado, das 9h às 16h.

Parcerias regionais do Sebrae com diversas entidades e instituições financeiras levarão dicas para abertura de empresas, permitirão a formalização de empreendedores individuais (MEI) e também vão esclarecer dúvidas sobre linhas de crédito destinadas aos pequenos negócios disponíveis no mercado.

“Nossas equipes de consultores e analistas estarão de prontidão para orientar e tirar dúvidas nos principais temas de gestão de negócios, como finanças, área jurídica, recursos humanos e outros, esclarecendo as dúvidas dos empresários dos setores de comércio, indústria e serviços. Mas o marketing, nesse ano em que são claros os sinais de desaquecimento da economia, será o nosso tema central”, explica Caetano.

Ele destaca que pesquisas do Sebrae mostram que das micro e pequenas empresas que permanecem no mercado, 58% utilizam estratégias de marketing para ter sucesso, como investir em produtos e serviços diferenciados, propaganda e divulgação, superando as que aplicam apenas estratégias de custos (30%), como oferecer preços baixos e facilitar pagamentos.

“Queremos mostrar às micro e pequenas empresas, responsáveis por 48% da geração de empregos formais no setor privado no Estado de São Paulo, que ainda há tempo de buscar melhorias e de tentar otimizar seu desempenho até dezembro. Os resultados do Natal ,  mesmo que não se espere um crescimento expressivo das vendas frente ao ano passado, são muito importantes, pois ajudam a empresa a reforçar o caixa e facilitam que ela se prepare para começar bem 2015”, completa  o diretor do Sebrae-SP.

A programação especial da Semana inclui ainda atividades de estímulo à cultura empreendedora. No dia 17 de outubro, às 18 horas, serão lançadas duas ações de incentivo e reconhecimento às boas práticas de ensino e pesquisa do empreendedorismo: o Prêmio Professor Empreendedor, para professores da Etec e Fatec Sebrae-SP, e o Observatório Acadêmico de Empreendedorismo. Trata-se de projetos integrados de estudo-pesquisa-prática, em trabalho constituído por grupo de professores e alunos da Escola de Negócios Sebrae/SP.

Nos dias 17 e 18 de outubro, acontece a “Escola Aberta”, com sessões da palestra “Empreendedorismo Como Opção de Carreira”, para estudantes-visitantes. No dia 17/10 a atividade será realizada às 14 horas, e no dia 18/10, às 10 horas.

Confira a programação completa: Sebrae-SP

 

Comentários