Senac Mogi Guaçu dá sugestões para Páscoa vegetariana

A inusitada “jacalhoada”, uma homenagem à bacalhoada, mas que tem a jaca verde como ingrediente principal ao invés do bacalhau é uma opção para o almoço em família

Com o crescente número de vegetarianos no Brasil, elaborar pratos saborosos que atendam essa filosofia de vida é um desafio, principalmente durante as confraternizações. Segundo pesquisa realizada pelo IBOPE em 2018, o número de adeptos à dieta quase dobrou em seis anos, chegando a 29 milhões de pessoas. Pensando nisso, o docente da área de gastronomia do Senac Mogi Guaçu, Vinicius Sanches, preparou uma sugestão de cardápio vegetariano para a Páscoa.

Para a entrada, a sugestão do chef é uma salada de folhas com castanhas, frutas e queijos, ou maionese à base de vegetais. “E possível, ainda, fazer maionese e queijos veganos a partir de leguminosas, como é o caso do queijo de castanha”, explica. Vinicius dá três opções para o prato principal: uma inusitada “jacalhoada” de jaca verde, que ao invés de peixe tem como ingrediente principal a jaca, cuja textura se assemelha ao frango ao ser desfiada, acompanhada de arroz de castanhas ou farofa de ora-pro-nobis (planta rica em proteína), moussaka (espécie de lasanha de berinjela) com lentilhas, um risoto de cogumelos, ou ainda um shimeji refogado na manteiga acompanhado de arroz integral e batatas assadas.

“Uma dica valiosa é explorar diferentes texturas e sabores, que vão consequentemente agregar maior palatabilidade aos pratos. Podemos ainda brincar com outras texturas como brotos, conservas ou, simplesmente, o ponto de cocção dos vegetais”, reforça. E, para finalizar, o docente ainda dá dicas de dar água na boca: “Fica bastante saboroso servir mousse de chocolate com vinho do porto, um tiramisu ou uma torta de frutas”.

E quem quiser se aprofundar nesse universo vegetariano, o Senac Mogi Guaçu está com inscrições abertas para o curso Cozinha Vegetariana. Durante as aulas será explorando cores, texturas e proporções. “Os alunos aprenderão cortes básicos julienne, brunoise, chiffonade, concassé, somado às demais técnicas de preparo que dão origem a receitas variadas como chutneys, risotos, mousses e massas”, finaliza o docente. Para obter mais informações e fazer inscrição, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/mogiguaçu.

Serviço
Cozinha Vegetariana
Data: de 16 de abril a 14 de maio de 2019
Horário: terça-feira, das 8 às 12 horas
Local: Senac Mogi Guaçu 
Endereço:
 Rua Adelino Damião, 55 – Jardim Paulista – Mogi Guaçu/SP
www.sp.senac.br/mogiguacu

 

Comentários