Serviço Municipal de Cardiologia é inaugurado e atendimentos são iniciados

Foi entregue na manhã desta segunda-feira, 10, o Serviço Municipal de Cardiologia de Itapira. Sediado no prédio do CEM (Cento de Especialidades Médicas) “Dr. Ronaldo Monezzi”, ao lado do Hospital Municipal, o novo setor já está em funcionamento com atendimento com consultas e exames da especialidade de Cardiologia, inclusive os que antes eram feitos no CAIS (Centro de Atenção Integral à Saúde).

“Aqui é onde iremos cuidar da saúde do coração de todos os itapirenses. Foram muitos investimentos feitos na área de saúde, mesmo com as dificuldades que foram impostas pela pandemia no início da nossa gestão: nosso Hospital de Solidariedade, nosso Centro de Apoio ao Paciente Oncológico e o nosso Centro de Hemodiálise. Agora, temos o Serviço de Cardiologia, que é apenas o início de um trabalho nessa especialidade na nossa cidade. Tenho certeza que em breve nosso Hospital também poderá se tornar referência em Cardiologia, assim como já somos em outras áreas de saúde dentro da nossa regional”, discursou o prefeito Toninho Bellini.

Criado para proporcionar maior integração da especialidade junto à Rede Básica de Saúde e o Hospital Municipal, o novo serviço municipal tem como porta de entrada as próprias Unidades Básicas de Saúde e o Hospital, que farão os encaminhamentos de acordo com o quadro clínico do paciente. No local, atuarão quatro médicos cardiologistas: Dr. Antonio Fidelis Guil, Dr. Daniel Duarte da Conceição Miranda, Dr. Raul Serra Valério e Dr. Valentim Patrício Valério, sendo que os dois últimos são especialistas em exames.

Além de consultas e eletrocardiograma, que eram ofertados no CAIS, o Serviço Municipal de Cardiologia terá também Ecocardiograma, Ecocardiograma de Stress, Teste Ergométrico, Holter de 24 horas e Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial (MAPA), sempre com atendimento pré-agendado pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde. Um ambulatório para tratamento de insuficiência cardíaca também será implantado, bem como ações educativas e de prevenção junto a diferentes públicos.

“Quero agradecer a todos os servidores da nossa Secretaria de Saúde que trabalharam e se empenharam muito para que pudéssemos chegar aqui hoje. Temos hoje uma equipe de especialistas prontos para atender nossa população. Essa é mais uma conquista muito importante para nossa cidade”, completou o prefeito.

Apesar da relevância do novo serviço, a organização da Secretaria Municipal de Saúde possibilitou que a implantação não demandasse de altos investimentos. Além da reforma da sala, foram adquiridos somente alguns equipamentos como monitor multiparâmetros, carro de emergência, maca fixa, balança antropométrica, materiais de escritório e outros que, juntos, somam aproximadamente R$ 50 mil.