Serviços são realizados nas margens direita e esquerda da nova ponte da Trabalhadores

Nesta sexta-feira, 1º de março, avançam as obras de construção nas cabeceiras das margens direita e esquerda da nova ponte da Avenida dos Trabalhadores. Na margem direita será executado o serviço de terraplanagem e compactação, enquanto na esquerda a estrutura do muro de gabiões. O trabalho tem acompanhamento da Secretaria Municipal de Obras e Mobilidade (SOM).

O trabalho de terraplanagem e compactação na cabeceira da margem direita é parte essencial do projeto de construção da ponte, porque irá garantir a integração completa com o entorno do novo monumento, além de oferecer condições ideais de tráfego seguro para veículos e pedestres. Já o serviço de erguimento da estrutura do muro de gabiões na margem esquerda tem como objetivo proteger o aterro da cabeceira contra erosões.

A ponte da Avenida dos Trabalhadores está sendo edificada por meio de instalação de tubulões – tipo de fundação profunda composta por segmentos de seção circular –, e a obra já está com 100% desta fundação profunda concluída. Ao todo, foram concretadas 17 aduelas, sendo oito do lado esquerdo e oito do lado direito das margens do Rio Mogi Guaçu e uma aduela de suporte central para sustentação da superestrutura de conclusão do novo monumento.

Também já se encontra concluída a superestrutura da ponte que irá receber o tabuleiro, no qual será a base da pista de trânsito por onde vão passar os veículos. A pista da nova ponte será ligada à Avenida dos Trabalhadores e atenderá ao tráfego de veículos no sentido bairro/centro, enquanto a atual ponte de ferro terá o fluxo no sentido centro/bairro. O projeto de conclusão prevê ainda a sinalização no cruzamento da Avenida dos Trabalhadores com a Rua São José e Rua dos Operários.

 

Brasil

Nas obras de construção da nova ponte da Avenida Brasil, a Prefeitura de Mogi Guaçu praticamente concluiu o aterramento de elevação para atingir a altura de execução da laje de transição, que será a nova via de circulação para motoristas e pedestres. O serviço permitirá que aconteça a junção entre a nova ponte e a avenida em ambas as margens direita e esquerda.

Concluída esta etapa, serão iniciadas as fases finais de construção da ponte, com o serviço de pavimentação asfáltica e o plantio de grama nos taludes laterais para evitar erosões.