Sessão gratuita de “Bergman 100 Anos” e debate sobre filosofia e neurociência são destaques da semana no Instituto CPFL

A programação de abril da Mostra Cinema e Reflexão do Cine CPFL, em Campinas, tem início nesta quarta-feira, 03/04, às 19h, com a exibição do filme “Cachorros” (“Los Perros”, Chile/França, 2017, 94 min, 14 min), de Marcela Said. A entrada é gratuita.

Lançado no Festival de Cannes e premiado em San Sebastian e Munique, o longa conta a história de uma mulher desprezada por seu pai e seu marido por não conseguir engravidar. Ela, então, começa a se sentir atraída por seu professor de equitação, um ex-coronel suspeito de crimes contra os direitos humanos durante a ditadura. (Confira o trailer https://bit.ly/2FOhSu3).

No dia seguinte, 04/04, também às 19h, será exibido o filme “Bergman 100 Anos” (“Bergman 100 Years” / “Bergman – Ett år, Ett Liv”, Suécia, 2018, 117 min, 12 min), uma homenagem de Jane Magnusson ao cineasta sueco, realizada no centésimo de seu aniversário, em 2018. (Confira o trailer https://bit.ly/2YHUOUX).

O cineasta, que dirigiu e roteirizou obras clássicas como “Persona” (1966) e “Gritos e Sussurros” (1972), é reconhecido até hoje como um dos precursores do cinema moderno.

A Mostra Cinema e Reflexão tem curadoria de Jurandir Müller e Francisco Cesar Filho.

Café Filosófico CPFL. Na sexta-feira, 05/04, às 19h, o filósofo Francisco Ortega conversa com o público sobre “Neurociências: nós somos nossos cérebros?” no quarto encontro da série “Desafios da identidade no mundo contemporâneo” do Café Filosófico CPFL.

Segundo ele, antes de pensar em respostas políticas ou recomendações éticas para os tempos atuais, é necessário compreender como chegamos até aqui, e o que caracteriza a experiência que temos no mundo e de nós mesmos na atualidade.

Como construímos, rejeitamos e redefinimos as identidades individuais e coletivas que emergem na vida social? Como nos definimos a nós mesmos e como nos relacionamos uns com os outros?

“A visão neurocêntrica da subjetividade incorpora uma ideologia poderosa que está no centro de alguns dos mais importantes debates filosóficos, éticos, científicos e políticos da atualidade”, diz o filósofo. “Mas qual é a lógica interna de tal ideologia, sua genealogia e suas principais encarnações contemporâneas?”, questiona.

O encontro é aberto ao público em Campinas e será transmitido ao vivo pelas redes sociais do Instituto CPFL (confira abaixo).

Saiba mais em https://bit.ly/2FFbELA

Exposição. Durante a semana, o público pode conferir também a exposição “Figura e modernidade: Rodin no acervo da Pinacoteca de São Paulo“, que reúne na Galeria de Arte do Instituto CPFL, em Campinas, a coleção completa da Pinacoteca referente ao artista francês.

O conjunto de 10 esculturas originais e 76 fotografias documentais da vida do artista será exibido gratuitamente até 29 de junho.

A exposição tem a curadoria de Valéria Piccoli, curadora-chefe do museu e conta com recursos educativos desenvolvidos pelo NAE – Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, para uso autônomo, que estimulam a participação do público de todas as idades, criando novas relações com as obras.

A exposição conta também com visitas educativas mediadas por educadores que estarão no local para atender ao público.

O horário de funcionamento é, de segunda e terça, das 9h às 18h, de quarta a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.

Café Filosófico CPFL inédito na TV. A cantora Fafá de Belém e o historiador Leandro Karnal falam sobre “Fé, razão e fama” no Café Filosófico CPFL inédito que a TV Cultura exibe neste domingo, 07/04, às 21h.

No encontro, gravado em outubro de 2018 no Teatro Castro Mendes, em Campinas, eles discutem a maneira com que “produtos antigos”, como a fama, assumiram nova dimensão a partir da experiência das redes sociais.

Sobre o Instituto CPFL

Com 16 anos de atividades, o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL, que tem sede em Campinas. A missão do Instituto CPFL é integrar os programas culturais, sociais e esportivos da companhia em uma única rede, transformando por meio do conhecimento as comunidades onde atua. Através do Circuito CPFL, o Instituto CPFL promove gratuitamente em diversas cidades sessões de cinema, concertos, corridas e passeios ciclísticos, além de ações sociais voltadas ao fortalecimento da cidadania.

Em 2019, estão previstas iniciativas em cerca de 100 localidades, alcançando um público presencial estimado de milhares pessoas. O Instituto CPFL é responsável também pela difusão do conhecimento através das transmissões e do acervo online dos encontros do Café Filosófico CPFL, tradicional programa de debates que pode ser acompanhado pelo público no Youtube, no site, no app institutocpflplay, no Facebook e na TV aberta. O programa editado é exibido aos domingos, às 21h, na TV Cultura.

O Instituto CPFL fica na rua Jorge Figueiredo Corrêa, número 1.632, na Chácara Primavera.

Siga-nos em
https://www.facebook.com/institutocpfl/
https://www.facebook.com/cafefilosoficocpfl/
https://twitter.com/institutocpfl
https://twitter.com/cafe_filosofico
https://www.instagram.com/institutocpfl/
YouTube Café Filosófico CPFL: https://bit.ly/2Q3B2Ou

 

Comentários