Sicredi reforça apoio ao agronegócio durante participação na Hortitec 2026 em Holambra

Em entrevista ao O Regional, presidente Marcio Zwierewicz destacou a presença da cooperativa na feira, a oferta de crédito rural e os planos de expansão do atendimento na região

A participação do Sicredi na Hortitec 2026, em Holambra, reforça o alinhamento da cooperativa com o desenvolvimento do agronegócio e com o fortalecimento das regiões onde atua. Em entrevista ao O Regional, o presidente da Sicredi Campos Gerais, Grande Curitiba, Vale do Ribeira e Força dos Ventos PR/SP, Marcio Zwierewicz, destacou a importância da presença institucional no evento, considerado um dos principais encontros do setor de horticultura, cultivo protegido e culturas intensivas da América Latina.

Segundo Zwierewicz, a participação na feira representa mais do que a exposição de produtos e serviços financeiros. Para ele, o cooperativismo precisa ser vivido na prática e sentido pelas pessoas, especialmente por meio da proximidade com os associados, produtores e empreendedores do agronegócio.

“O cooperativismo precisa ser praticado e sentido pelas pessoas. O nosso principal diferencial está no relacionamento, que acontece de várias formas: com agências, pessoas, ações e, especialmente, estando presentes”, afirmou o presidente.

Na Hortitec, o Sicredi participa com estande e agência móvel, aproximando a cooperativa dos associados e visitantes ligados ao setor produtivo. Para Zwierewicz, estar presente em um evento desse porte é uma forma de apoiar quem atua no campo e fortalecer a relação da instituição com o agronegócio regional.

De acordo com o presidente, a cooperativa busca oferecer soluções que acompanhem as diferentes necessidades do produtor rural, desde o custeio da produção até investimentos, comercialização, câmbio e antecipação de recebíveis. A proposta, segundo ele, é garantir suporte financeiro para que o associado possa desenvolver seu negócio com segurança e planejamento.

“O Sicredi está representando o nosso associado, apoiando com linhas de crédito, produtos e serviços para que ele consiga crescer junto com a cooperativa. Estamos aqui nos relacionando com o associado ligado ao agronegócio que vem visitar a Hortitec e que precisa de apoio em seus negócios”, destacou.

Zwierewicz também ressaltou que o Sicredi se consolidou como um dos importantes agentes financeiros do agronegócio brasileiro, oferecendo linhas voltadas ao crédito rural e soluções para diferentes perfis de produtores. Segundo ele, a atuação da cooperativa busca unir atendimento próximo, conhecimento da realidade local e ferramentas financeiras adequadas ao desenvolvimento do setor.

Durante a entrevista, o presidente também comentou o novo momento vivido pela cooperativa na região, após a soma da Sicredi Força dos Ventos à Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba, movimento que ampliou a área de atuação e fortaleceu a presença regional da instituição.

“O Sicredi existe no Brasil desde 1902 e vive um novo momento na região. A proposta é atender cada vez mais e melhor quem já é associado e também quem ainda não é”, afirmou.

Para Zwierewicz, o modelo cooperativo se diferencia por unir tecnologia e relacionamento humano. Ele destacou que a instituição oferece aplicativo, soluções digitais e serviços financeiros modernos, mas mantém o atendimento presencial como um dos principais pilares de sua atuação.

“Todos precisam de produtos financeiros, seja para receber um Pix, fazer um depósito, tomar crédito ou utilizar algum serviço. O nosso modelo de negócio mantém tecnologia, mas também preserva aquilo que os bancos vêm reduzindo: agência e pessoas para atender de perto”, disse.

A expansão regional também está entre os focos da cooperativa. Segundo o presidente, o Sicredi pretende seguir investindo na região, com abertura de novas unidades, revitalização de agências, remodelação de equipes e capacitação dos colaboradores. Entre os próximos passos, está prevista a inauguração de uma agência em Cosmópolis, no dia 1 de julho, ampliando o atendimento em uma região próxima a Holambra e Artur Nogueira.

Zwierewicz reforçou ainda que o convite da cooperativa se estende tanto aos produtores rurais quanto a empreendedores do comércio, da indústria, prestadores de serviço, estudantes e demais moradores da região. Para ele, a proposta do Sicredi é contribuir com o desenvolvimento econômico local sem abrir mão do relacionamento próximo com a comunidade.

“O convite é para que quem já é associado viva esse novo momento do Sicredi na região e para que quem ainda não é nos dê uma oportunidade. É um movimento centenário, mais humano e moderno, porque tem tecnologia e preza pelo relacionamento”, concluiu.

Siga o canal “O Regional” no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Vb6Nnfd2phHTFnbH1d12