Solenidade marca entrega das novas instalações do CAPS II

Uma cerimônia solene realizada na manhã desta segunda-feira, 8, marcou a entrega oficial das novas instalações do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) II “Onofre Batista”, que agora está situado à Rua Afonso Pena, n° 139, no bairro Vila Ilze.

Desde o dia 19 de fevereiro, o serviço está sendo dirigido por uma equipe multidisciplinar da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) por meio de uma parceria com a Prefeitura. A mudança foi necessária porque o Bairral – que era quem coordenava antes – manifestou interesse em romper o contrato com a municipalidade devido a problemas decorrentes de falta de prestação de contas da gestão passada que resultou em condenação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo contra a instituição.

“Hoje estamos reinaugurando esse espaço, que é da Prefeitura, e que é de extrema importância. O serviço existe desde 2016 e quando assumimos em 2021, esse trabalho era realizado em parceria com o Bairral. Mas por um problema de prestação de contas ainda na gestão passada e cobrança do Tribunal de Contas, o instituto nos informou que não tinha mais interesse em continuar com o serviço”, contou o prefeito Toninho Bellini. “Temos hoje cerca de 280 pacientes que necessitam desse trabalho e felizmente nossa APAE, com toda sua história e tradição, mais uma vez foi parceira e fizemos um convênio para que esse trabalho tenha continuidade. Estamos aqui em um espaço acolhedor e desde fevereiros os pacientes já estão sendo atendidos pela APAE e não houve interrupção do serviço”, completou.

Além do prefeito Toninho Bellini, do vice Mário da Fonseca e do secretário de Saúde Vladen Vieira, participaram da cerimônia a interlocutora da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) de Itapira Príncia Lanzoni, a coordenadora da APAE Lucineia Aparecida Lovato Baldessini, o vice-presidente da APAE Cristiano Guzelotto, vereadores e outras autoridades, dentre eles o ex-presidente da APAE, Newton Santana, que cumprimentou o prefeito pelas novas instalações.

Principal serviço substituto aos muros dos hospitais psiquiátricos no Brasil e normatizado de acordo com a Lei da Reforma Psiquiátrica nº 10.216/2001 e da Portaria 336/2002, o CAPS II tem como objetivo tratar pessoas com intenso sofrimento psíquico, acometidas por doenças psiquiátricas graves e persistentes, não relacionadas ao uso de drogas – para esta última, o serviço indicado é o CAPS AD. A atuação é feita de forma extra-hospitalar, no território, estimulando a autonomia e reinserção social do paciente.

“Nós sabemos que hoje a Saúde Mental afeta uma grande parte da nossa população e muitas vezes essas pessoas não tem acesso ou se confundem com outras patologias, sendo que os casos poderiam ser facilmente resolvidos no CAPS II. Deixo aqui meu agradecimento ao Prefeito Toninho Bellini e à APAE pelo apoio que nos deu para possamos dar continuidade nesse serviço e para que nossa população tenha acesso a um serviço de Saúde Mental de qualidade”, declarou o secretário de Saúde Vladen Vieira.

A equipe multidisciplinar do CAPS II é composta por Médico Psiquiatra, Psicólogo, Assistente Social, Enfermeiro, Terapeuta Ocupacional, Educador Físico, Técnico de Enfermagem, Técnico Administrativo, Técnico Educacional e Artesão. O serviço funciona de portas-abertas de segunda a sexta-feira das 8h00 às 18h00, ou seja, toda pessoa que procurar atendimento será acolhido. Em casos em que a avaliação aponte para perfil diferente da complexidade, o usuário será direcionado ao serviço que contempla suas necessidades. O telefone para contato é o (19) 3813.0112.