Solenidade no Parque marca início dos Jogos Escolares Municipais

A abertura do 1° Jogos Escolares Municipais (JEM) ocorreu na noite da última sexta-feira, dia 6 de outubro, no Palco do Parque Juca Mulato. O evento contou com a participação do prefeito José Natalino Paganini, do vice-presidente da Câmara de Vereadores Luan Rostirolla e dos secretários de Esportes e Lazer, Marcos Gasparino Schmidt, de Educação, Nadir Martins da Silva Lavoura, e de Cultura e Turismo, Tiago Fontolan.

As quatro delegações (vermelha, azul, amarela e verde) também marcaram presença e participaram do hasteamento dos pavilhões com participação da Banda Lira Itapirense, da entrada do fogo simbólico e do acendimento da pira olímpica, feita por um dos alunos junto com o professor Oscar Soares de Campos Filho, o Cali, que foi o homenageado da noite. Formado em educação Física pela PUC Campinas e com um currículo extenso em especialização na área de esportes, participação em cursos e congressos, professor Cali, como é conhecido, foi pioneiro na implantação do Programa Comunitário Esporte para Todos no Brasil. Presidiu e Organizou por três oportunidades os Jogos Regionais do estado de São Paulo e implantou o projeto Educação Física Infantil para alunos da 1ª a 4ª séries nas cidades de Itapira, Mogi Guaçu e São João da Boa Vista. Um dos pioneiros na realização de atividades esportivas em Itapira e na região, é tido como um exemplo pelos profissionais do esporte itapirense.

Dando seguimento à cerimônia, a aluna Ana Clara Batista Tofanello fez a leitura do juramento do atleta. Autora do desenho do mascote do JEM, ela recebeu das mãos do prefeito Paganini uma placa comemorativa com o mascote Jeninho, nome recebido através de votação popular pelas redes sociais.

Em seu discurso, o prefeito José Natalino Paganini falou de como os Jogos Escolares contribuem para o desenvolvimento dos alunos, fomentando o trabalho em equipe, espírito esportivo e de confraternização entre as crianças de diferentes escolas.

Jogos

Os alunos serão divididos em quatro times mistos, separados por cores e não por escola, evitando a criação de rivalidade. Eles participarão de jogos pré-desportivos (Atletismo, Basquete-Balde, Futebol, Handebol e Flag-Ball – ao estilo jogo da bandeirinha), Quiz Cultural sobre os museus da cidade e concursos de frases de redações.  As competições tiveram início nesta segunda-feira, 9, com as provas de atletismo. Nesta terça, 10, nos períodos da manhã e da tarde acontecem as provas de basquete-balde, futebol e atletismo. Na quarta também haverá jogos de basquete-balde e futebol nos dois períodos.

Matéria: ASCOM

 

Comentários