Startup que cadastra cães e gatos em Jaguariúna leva “Prêmio Empreendedor 2018” da Unicamp

SciPet é a responsável por implantar na cidade a plataforma de coleta de dados que utiliza o QR Code (código de barras em 2D) para fotografar e cadastrar cães; o escaneamento das informações é feito com celular que tenha câmera fotográfica.

A startup SciPet Ltda, contratada pela Prefeitura de Jaguariúna por meio da Secretaria de Saúde para realizar o cadastramento de cães e gatos na cidade, foi premiada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) na categoria “Case de Sucesso em Impacto Social” com o Prêmio Empreendedor 2018 por sua atuação ao longo de 2017.

A startup SciPet Ltda foi fundada por Fábio Piva, engenheiro de computação, ex-aluno de graduação e pós-graduação da Unicamp e CEO da SciPet, e por Fernanda Andaló, cientista da computação e aluna de pós-graduação da Unicamp.

O foco da empresa é encontrar soluções para promover uma cidade inteligente no setor animal, criando assim o Crowdpet, uma plataforma de inteligência de coleta de dados colaborativa e que pode ser realizada pelas prefeituras e também pela população, pois faz o cadastramento fotográfico utilizando o QR Code, código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que tenham câmera fotográfica.

Os dados são disponibilizados para a Secretaria de Saúde e o CCZ Centros de Controle de Zoonoses, sendo utilizados para controle e políticas públicas inteligentes, como campanhas de vacinação, de segurança e fiscalização de crimes contra o bem-estar animal. A tecnologia foi introduzida num projeto piloto em Jaguariúna e vem dando ótimos resultados.

A solução identifica animais de rua e domiciliados por fotos que ficam armazenadas junto com os dados do Cartão Cidadão na cidade, que facilita até mesmo a identificação de animais perdidos, substituindo a microchipagem subcutânea, considerada como ineficiente e invasiva.

O cadastro é feito durante o atendimento no PAMV – Posto de Atendimento Médico Veterinário) implantado em setembro pela Prefeitura, que conta com o trabalho de médicos veterinários do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde) e voluntários que colaboram com a iniciativa, além das campanhas de vacinação e outras ações.

A premiação da SciPet, que mais uma vez coloca Jaguariúna em destaque entre os 20 municípios que formam a RMC (Região Metropolitana de Campinas), foi comemorado pela secretária de Saúde Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.

“Sempre buscamos soluções para melhorar o atendimento na saúde e inovar é um dos caminhos. Então, quando soubemos desse trabalho feito por eles, abrimos as portas, estabelecemos uma parceria e estamos colhendo resultados acima da expectativa”, disse a secretária.

Agora, os cases vencedores – são três categorias – serão apresentados durante o “Encontro Anual da Unicamp Ventures”, que acontece nesta quarta-feira, 24 de outubro, das 9h às 12h no contexto do InovaCampinas, o maior evento de empreendedorismo e inovação do interior do estado, organizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp.

No evento, será anunciado qual dos três empreendedores ganhará o título de “Empreendedor do Ano”, baseado em sua contribuição para o resultado da empresa. O Prêmio será R$ 50 mil em serviços de marketing (valor de tabela Sinapro), oferecidos pela patrocinadora Agência Sabiá.

Como se deu a escolha

O Prêmio Empreendedor 2018, somando todas as categorias, recebeu inscrições de 33 cases de sucesso enviados por 29 empresas-filhas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Conforme o regulamento, uma mesma empresa-filha podia se inscrever até 6 de outubro em uma ou mais das seguintes categorias avaliadas: Case de Inovação, Case de Maior Crescimento e Case de Impacto Social.

As empresas-filhas da Unicamp são formadas por ex-alunos, docentes ou funcionários da universidade e também aquelas startups graduadas pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).

Cada case foi analisado por uma comissão avaliadora mista, composta por empreendedores, diretores e gerentes de empresas, além de pesquisadores universitários.

O objetivo da premiação é reconhecer as empresas de destaque e com sucesso no último ano nas categorias avaliadas, entre as que integram o Grupo Unicamp Ventures. No link abaixo, confira abaixo a reportagem sobre o cadastramento de animais em Jaguariúna, levada ao ar pela Band TV, para Campinas e região.

https://www.youtube.com/watch?v=CO8i0s4CC2w&feature=youtu.be

 


Comentários