Substituição de hidrômetros garante mais precisão em medições

Desde que assumiu os serviços públicos de água e esgoto no Município de Holambra, a Concessionaria Águas de Holambra vem realizando, periodicamente a substituição dos equipamentos de medição, popularmente conhecidos como hidrômetros, com o objetivo de garantir maior precisão nos registros, de forma contínua, sobre o volume de água que é fornecido aos usuários abastecidos pelo sistema público. Outro grande objetivo desta substituição tem relação com a modernização desse sistema de medição, visando a redução significativa no consumo de água e melhor controle das perdas dos recursos hídricos, conforme o Plano de Bacias do Comitê PCJ.

Ressalta-se que este trabalho decorre de uma das condições ambientais integrantes ao Termo de Ajustamento de Conduta – “TAC”, firmado entre o Ministério Publico Estadual, a Prefeitura Municipal de Holambra e o SAEHOL, em 16 de junho de 2007 e repactuado em 04 de novembro de 2014, condições estas que acabaram sendo integradas ao contrato de concessão, firmado com a Águas de Holambra que, desde então, já executou a troca de aproximadamente 2.400 hidrômetros no período de fevereiro a dezembro de 2016.

Cabe lembrar que os Hidrômetros são equipamentos que integram o sistema público, portanto, a Concessionária é responsável exclusivamente pela sua instalação, substituição, manutenção e fiscalização, conforme Regulamento da Prestação dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Município de Holambra (Decreto Municipal nº 1.051/2015).Além disso, a concessionaria segue a orientação do Inmetro, substituindo a cada cinco anos a fim de garantir a sua eficiência. Antes da concessão, em Holambra, a média da idade do parque de hidrômetros era de 10 anos. Cabe ressaltar que todos os equipamentos são aferidos pelo órgão.

No início das atividades a concessionária informou a população, por meio folheto explicativo, entregue junto com a conta de água, sobre a importância da modernização do parque de hidrômetros. A fim de evitar eventuais transtornos, no material impresso, a Aguas de Holambra recomendou a todos os usuários atenção especial ao volume de água consumido e também aos possíveis vazamentos internos.

Para esclarecer as dúvidas sobre o consumo, a leitura do hidrômetro ou valor da conta de água a concessionária mantém funcionários à disposição para o atendimento as demandas. “Nossa equipe tem feito um trabalho intenso de esclarecimento a respeito das normas que regem a substituição de hidrômetros, sendo que cada caso é analisado individualmente.”, afirma o diretor executivo da Águas de Holambra, Marcos de Araújo.

A concessionária ressalta que os casos de dúvidas sobre o consumo indicado na conta de água devem ser encaminhados para verificação da empresa. “Com a substituição do hidrômetro é comum que haja variação na medição em relação ao histórico da residência, pois o equipamento passa a medir o consumo de forma mais exata. Para auxiliar os clientes no entendimento da leitura e valor da conta é fundamental que sejamos procurados”, destaca Araújo.

A Águas de Holambra mantém vários canais de atendimento à população. São eles: Central de atendimento 24 horas pelo 0800 595 3333 (para telefones fixos), (19) 3512-3411 (para celulares e outros municípios) e (19) 97405-9200 (Whats App) , além da Loja de Atendimento localizada na Rua Petúnia, 14 Jardim das Tulipas, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas.

hidrometro

 

Comentários