Taça das Favelas de Campinas conhece os campeões da edição 2024

Crédito: Manoel De Brito

Times do São Marcos, no feminino, e Vila Bela, no masculino, conquistaram o título da 4ª edição da competição que envolve as comunidades

A 4ª edição da Taça das Favelas de Campinas conheceu seus campeões na manhã deste domingo, 23 de junho. As torcidas que compareceram ao Estádio Brinco de Ouro da Princesa vibraram com as conquistas dos times do São Marcos, no feminino, e do Vila Bela, no masculino. Os vencedores regionais estão classificados para a fase estadual.

O prefeito Dário Saadi, incentivador do projeto,  participou da premiação dos campeões. Ainda como secretário de Esportes e Lazer, foi ele o responsável por trazer a Taça das Favelas para Campinas, um marco como o primeiro município do interior do país a sediar o evento.

Segundo Dário Saadi, a Taça das Favelas é mais que um torneio. “A Taça é a  concretização da inclusão social  por meio do esporte. É uma oportunidade para as comunidades mostrarem seu potencial e suas capacidades”, afirmou o prefeito.

Envolvimento das comunidades

O evento reflete a união e a colaboração entre diversas entidades. A

organização é da Cufa (Central Única das Favelas), com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e da EPTV, que transmitiu as finais ao vivo .

O vice-prefeito de  Campinas, Wanderley de Almeida, também acompanhou as finais e falou sobre a importância desse momento: “É uma grande realização em conjunto, da qual surge o sentimento de pertencimento das comunidades, com relevante participação das mulheres e proporcionando  oportunidades aos jovens talentos.”

Michele Eugênio, presidente da Cufa, ressaltou que “é muito importante poder realizar uma competição desse nível e com a qualidade verificada nas duas finais, valorizando a presença marcante das mulheres”.

Final Feminina: São Marcos bicampeão 2024

São Marcos conquistou o título  de bicampeão com a vitória por 2 x 1 sobre  a equipe do Cafezinho. A decisão foi muito equilibrada, tanto que os gols só surgiram no segundo tempo.

Cafezinho abriu o placar com Juliana de Souza. Mas o São Marcos virou o jogo. Com duas grandes jogadas das “Cristinas”, mudou o roteiro da decisão. Erika Cristina marcou o primeiro e Ester Cristina deu o título de bicampeão da Taça das Favelas ao São Marcos.

Final Masculina:Vila Bella campeão

Vila Bela cravou 1 x 0 sobre o São Cristóvão e garantiu o título inédito de campeão da Taça das Favelas. Os dois times buscavam um título inédito e usaram a estratégia de forte marcação e velocidade para surpreender nos contra-ataques. Tanto que a rede balançou só no segundo tempo. O único gol da decisão foi marcado por Cauã Novaes de Araújo.

Participação na Taça das Favelas 2024

-A Taça das Favelas contou com a participação de 49 comunidades.

-O evento registrou 3.117 inscrições no total.

-Participaram da Taça 33 equipes masculinas e outras 16 femininas, totalizando 49 times.

-As equipes masculinas receberam inscrições de jogadores na faixa etária dos 14 aos 17 anos.

-Na categoria Feminina se inscreveram jogadoras a partir de 14 anos, sem limite de idade.

 

Campeões das Edições

2019

F: São José

M: Vila Brandina

 

2022

F: São Marcos

M: São Bernardo

 

2023

F: Paranapanema

M: São Bernardo

 

2024

F: São Marcos

M: Vila Bela