Taxa de isolamento social em Mogi Mirim cai para 46%, segundo Sistema de Monitoramento Inteligente

A taxa de isolamento social em Mogi Mirim foi de 46% na quinta-feira (30), de acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), do governo de São Paulo. O SIMI é uma central de inteligência que analisa dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.

Esse foi o menor percentual registrado no município desde a suspensão de serviços considerados não essenciais, como o comércio, em 23 de março. Na quarta-feira (29), o percentual já havia sido de 46%, abaixo dos 50% exigido pelo governo do Estado. Na segunda (27) e terça-feira (28), de 48%. No domingo, o isolamento foi de 58%.

Para se ter uma ideia da queda, o isolamento social em Mogi Mirim já chegou a atingir 62%, nos dias 29 de março e 10 de abril. O montante também chegou a 61%, 60% e 59%. O governo de São Paulo pede que o índice chegue a 70% para dar início a um processo de flexibilização dos serviços.

 

Vizinhos

O isolamento social em Mogi é igual ou até abaixo de cidades vizinhas. Na quarta-feira, Mogi Guaçu registrou 47%, e ontem, 46%. Já em Itapira o isolamento é maior; 50% na quarta-feira e 48% na quinta-feira.

 

Desafio

Ciente da queda no isolamento social, a Prefeitura estuda adotar medidas mais rígidas para frear a subida, e assim, evitar que a cidade veja o aumento dos casos da Covid-19. Até hoje (1), Mogi Mirim registra 10 casos confirmados, 23 casos suspeitos, 107 casos notificados e 74 casos descartados. Outras seis pessoas estão curadas. Não houve nenhuma morte.

O aumento da fiscalização faz parte das medidas de combate a Covid-19, além das demais ações estudadas pela Administração Municipal.

“É um índice muito baixo, precisamos aumentar esse índice, e isso depende mais do que nunca da população. A população precisa tomar consciência de que não podemos sair de casa sem que exista necessidade. Sabemos que não é fácil, mas precisamos manter o isolamento. Junto com a máscara é nossa forma de prevenção”, alertou o chefe de gabinete, Guto Urbini.

Guto destacou ainda que, para que o município possa ter uma flexibilização no comércio, a subida no percentual é de extrema importância.

“Seremos avaliados pelo governo do Estado se nossa cidade poderá flexibilizar o comércio e as demais atividades da vida cotidiana. Esse isolamento será importante para a avaliação. É um desafio aos mogimirianos reverter essa situação”, analisou.

 

#MogiDeMáscara

Nesta quinta-feira, a Prefeitura lançou uma campanha de conscientização sobre a importância do uso de máscara pela população como medida de contenção ao coronavírus.

Com o mote #MogiDeMáscara, a Secretaria de Relações Institucionais, coordenadora da atividade, aposta no engajamento da população especialmente através das mídias sociais. Artes e imagens estão sendo preparadas para transmitir ao público a mensagem de união da cidade em prol do salvamento de vidas.

 

Sistema de Monitoramento

A partir da central de inteligência que analisa os dados da telefonia móvel, é possível apontar em quais regiões do Estado a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

O governo estadual explica que o sistema é viabilizado através de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o governo estadual possa consultar informações agregadas sobre deslocamento em todo o Estado.

 

Comentários