Técnico em Podologia é novidade no Senac Mogi Guaçu

Assim como  as  mãos,  os pés merecem atenção e cuidados especiais em qualquer época do ano. Com a responsabilidade de suportar o peso do corpo e amortecer os impactos do andar, os pés também precisam de acompanhamento clínico de um profissional especializado: o podólogo, podologista ou podiatra.

A podologia é um ramo auxiliar da saúde cuja atuação concentra-se na anatomia e fisiologia dos membros inferiores. A atividade do podólogo também envolve cuidados com o corte das unhas, remoção de calos e calosidades e higienização dos pés.

“O conceito de pé bonito é diferente para um podólogo. Na correria do dia a dia, são muitos os problemas que podem acometer a saúde dos pés, como bolhas, unhas encravadas, micoses, calos, joanetes, dentre outros que podem decorrer de problemas posturais”, explica Valéria Manera Meleiro, podóloga há 15 anos e docente do Senac Mogi Guaçu.

Segundo a Associação Brasileira de Podólogos (ABP), a profissão vem ganhando importância na área da saúde e hoje existem mais de 50 mil profissionais em todo o Brasil, com renda mensal que varia de R$2 a $ 6 mil.

Além dos bons salários, muitas clínicas particulares e hospitais procuram pelo serviço de podólogo e isto tem favorecido o crescimento e a expansão do campo de trabalho. “O campo de atuação é vasto e o podólogo pode trabalhar em hospitais, clínicas médicas, SPAs, clubes, hotéis, residências e como autônomo realizando atendimento domiciliar ou em consultório”, esclarece.

O Senac Mogi Guaçu está com as inscrições abertas para a primeira turma do Técnico em Podologia que habilita o participante para identificar afecções e disfunções que acometem os pés, executar procedimentos podológicos, incluindo avaliação de alterações e deformidades podais e aplicar técnicas básicas de reflexologia podal. As aulas iniciam em 15 de setembro.

 

Comentários